Estresse impacta no convívio dentro de ônibus
Em Porto Alegre, dos 8500 funcionários da categoria dos rodoviários, cerca de dois mil estão afastados do trabalho por problemas de saúde, que na sua maioria decorrem do estresse – segundo relata o presidente do Sindicato dos Rodoviários desta capital. O trânsito caótico e as tabelas de horários mal adaptadas à realidade geram pressão no trabalho.
Segundo a psicóloga Luciane Engel, o estresse no trânsito envolve o estilo de vida urbana atual, que faz com que tanto os funcionários quanto os usuários dos transportes fiquem insatisfeitos.
Você sabe o que é estafa?
Estafa é um estado de esgotamento, que pode ser tanto mental quanto físico e é comum em pessoas com uma rotina muito intensa. Desânimo sem explicação aparente, dores no corpo, falta de motivação para continuar aquela atividade de que tanto gosta e uma vontade enorme de ir embora logo após chegar ao trabalho, são apenas alguns dos sinais de que você está no limite.
A única forma de lidar com a estafa é identificar sua fonte e mudar comportamentos nocivos, como por exemplo excesso de responsabilidades no trabalho (onde muitas vezes a contratação de um assistente ou divisão de deveres ajudaria a diminuir a tensão).
Conheça os benefícios da batata doce
Além de deliciosa, a batata doce é um alimento cheio de fibras e com médio índice glicêmico, ou seja, ela fornece energia ao organismo de forma gradual, não elevando os níveis de insulina. Isso pode auxiliar na perda de peso, pois os picos de insulina no sangue estimulam o organismo a estocar gordura localizada.
Outro ponto positivo: a batata doce é rica em betacaroteno, que quando ingerido se transforma em Vitamina A, que é essencial para a saúde ocular, saúde da pele e aumento da imunidade.
3 dicas para aliviar o estresse
O estresse pode surgir a qualquer momento e em qualquer lugar: no trabalho, faculdade ou até em casa. E por vários motivos diferentes, então o ideal é tentar identificar as causas para minimizar suas consequências.
Existem algumas atitudes práticas que você pode tomar, para melhorar seu humor na hora:
1 – Respire fundo
Concentrar-se na própria respiração é quase uma forma de meditar. Ajuda a desligar-se do mundo exterior e talvez te ajude a não tomar decisões por impulso.2 – Mova-se muito!
Depois de um dia inteiro de trabalho, tudo que queremos é colocar os pés para cima. Mas com tantos problemas girando na cabeça, torna-se impossível descansar realmente. Por isso nossa dica é: vá queimar algumas calorias! Correr no parque, ir à academia, participar de uma aula de dança ou fazer aeróbica em casa são algumas opções.3 – Vá para algum lugar silencioso
Não tenha medo de pedir alguns minutos para a família ou até mesmo no trabalho para se isolar. Procure um lugar livre de conversas ou barulhos irritantes (carros, construções e outros). Isso vai te dar um tempo de toda a distração e pode ajudar a colocar os pensamentos no lugar.Cuidado! Estresse pode gerar consequências ao organismo
Corpo e mente trabalham juntos, em sintonia e harmonia. Mas, quando um deles se desiquilibra, o outro também sofre as consequências. Quando passamos por um processo doloroso, como uma demissão, divórcio, situação de violência, hospitalização, morte de um ente querido ou qualquer outro trauma, podemos estar sujeitos também a desenvolver a somatização. Ela acontece quando alguns sintomas físicos se manifestam em nosso corpo, como um reflexo dele à dor emocional, sem que estes sintomas sejam gerados ou levem a uma doença.Para a psicóloga do Hospital Pilar Raphaela Vasconcellos, a somatização é um processo normal, que pode ser vivenciado por qualquer pessoa em algum momento da vida. “A somatização é a expressão no corpo a um sentimento de ordem psíquica. É um fenômeno normal e comum, que acontece quando este sentimento é exteriorizado, quando vem para o corpo, sem ter causas orgânicas”, explica.
Isso quer dizer que uma pessoa com raiva pode somatizar este sentimento e sentir falta de ar, já pessoas submetidas a situações estressantes podem apresentar dor de cabeça ou desconforto gastrointestinal (dor de barriga), entre outros sintomas, que não são conscientes, ou seja, não são provocados pela vontade própria da pessoa. E, ao investigar estes sintomas, os médicos não encontram doenças como a origem dos problemas.
“Para gerar um sintoma somático, a pessoa precisa ser submetida a uma situação traumática externa, como a morte de um parente, ou a um problema interno, como um medo, conflito ou angústia. Mas as pessoas também tendem a achar que qualquer coisa é reflexo de uma tristeza, e isto não é verdade”, observa Raphaela.
Saiba mais: http://bit.ly/1BKvAnS
Temperatura do ambiente de trabalho pode influenciar na produtividade
A Universidade Cornell fez um experimento em que aumentou a temperatura em escritórios de 20º C para 25º C. O resultado foi em uma diminuição de 44% nos erros. Outro estudo também indica que ambientes muito quentes também afetam o desempenho da equipe, aumentando a taxa de erros.
Então, caso você não possa contar com um ar-condicionado ou aquecedor no seu local de trabalho, lembre-se de levar seu agasalho para se manter produtivo neste inverno.
Estresse pode te tornar mais forte e feliz
Por mais estranho que possa parecer, o estresse nem sempre é prejudicial. Segundo a psicóloga que conduziu o estudo, assim que você entende o que está se passando, o estresse te ajuda a enfrentar novos desafios, transformando medo em coragem e isolamento em conexão, tornando-nos mais fortes e felizes.
Ao mudar a forma de encarar o estresse, segundo a pesquisadora, seu corpo também irá responder de outra maneira, ou seja, em vez de tentar abrandar as batidas do seu coração acelerado, você pode encarar a situação como uma energia extra ao desafio iminente.
Saiba mais: http://bit.ly/1JcRIb6
Alimentos podem causar mau humor
Dizem que você é o que você come. Então cuidado com alguns alimentos que estão diretamente ligados à alterações de humor.
Carboidratos refinados
Ao ingerir esse tipo de alimento, seu organismo libera a serotonina, conhecido como o hormônio do prazer, mas ao passar da conta o efeito pode ser revertido, causando depressão e mau humor.Cafeína
Aquele cafezinho diário, se moderado, pode trazer benefícios para o organismo, como a melhora da memória. Mas quando consumido em excesso pode causar ansiedade e nervosismo.A dica é consumir tudo com bastante moderação e consultar seu médico em casos de sintomas persistentes.
Tire um cochilo a tarde para ficar mais produtivo
Tomar várias xícaras de café ou recorrer a alimentos à base de açúcar não é a melhor forma de se manter acordado para trabalhar. Estudos indicam que cochilar de 20 a 30 minutos toda tarde ajuda o relógio biológico a trabalhar devidamente até a hora de dormir, deixando-lhe mais disposto.
Veja mais truques comprovados cientificamente que irão te ajudar a ser mais produtivo: http://abr.ai/1G5n9SY09
Por que algumas emergências do dia a dia nos estressam?
Perder as chaves, documentos, ou ver a bateria do seu celular acabar quando você mais precisa dele são exemplos clássicos de emergências do dia a dia que você, provavelmente, já vivenciou.
Mas já reparou que algumas pessoas parecem nem se importar quando isso acontece? Por que alguns conseguem lidar com tanta tranquilidade perante situações, que para outros, é de extremo estresse?
Um estudo mostrou que o motivo de alguns se irritarem tanto com essas emergências do cotidiano se dá em consequência dos pensamentos que criam ao “prever” situações ruins. Logo, a melhor forma de combater esse estresse é sempre pensar positivamente.
Por que ficamos estressados quando estamos com sono? Descrição:
A instabilidade emocional é uma consequência da privação de sono. Isso acontece, em parte, em decorrência da falha de comunicação entre duas regiões cerebrais: a amígdala, estrutura responsável pelas emoções, e o córtex pré-frontal, responsável por regular os sentimentos.
Evite se estressar no decorrer do dia dormindo o suficiente, de 6 a 8 horas por dia, para que seu cérebro funcione com pleno desempenho.
Alimentos naturais para o seu pré-treino
Se você é daqueles que prefere as opções naturais em vez de suplementos químicos, veja algumas opções ricas em carboidratos e proteínas:
• Iogurte com granola;
• Leite batido com frutas;
• Frutas secas;
• Castanhas, como amêndoas, amendoins, pistaches etc.;
• Uma banana amassada com aveia e canela;
• Uma fatia de pão com peito de peru e requeijão;
• Até três torradas integrais com requeijão;
• Uma colher de queijo cottage temperado.
Todos alimentos recomendados possuem baixo teor de gordura (entre 100 e 30 calorias), ideais para o seu pré-treino, pois dão força aos músculos.É possível ser feliz sozinho
Ao contrário do que Tom Jobim dizia em sua música, um estudo científico diz que a felicidade pode ser alcançada por indivíduos que preferem viver solteiros. Enquanto algumas pessoas que buscam relacionamentos sentem-se satisfeitas com a criação de um vínculo mais intenso, outras preferem evitar desentendimentos e brigas, podendo ser mais felizes solteiras.
Segundo especialistas, estar solteiro aumenta a possibilidade de melhorar a relação com parentes e amigos e de dedicar-se a hobbies, à carreira e a outras atividades que podem proporcionar bem-estar. “Embora ainda exista pressão para você namorar ou casar, a solteirice está se tornando cada vez mais comum e nem sempre é sinônimo de insatisfação ou tristeza”.
Coma atum para manter o estresse longe
O atum é ótimo para a saúde, e pode auxiliar também no combate ao estresse do dia a dia. Isso porque o peixe é rico em vitamina B6, o que contribui para a produção de serotonina, substância que proporciona o bem-estar, essencial para a prevenção contra a depressão e o estresse. Além disso, o atum também é rico em Ômega 3, que ajuda a melhorar o controle emocional, reduzindo assim a ansiedade e o estresse.
Jogar Tetris pode reduzir desejos e ansiedade
Desejos pelo cigarro, por comida ou por bebidas podem ser inibidos, assim como a ansiedade, segundo pesquisadora. A razão está no fato de que jogar Tetris ou qualquer jogo visualmente interessante ocupa os processos mentais que lidam com imagens, o que torna difícil imaginar algo com clareza enquanto estiver jogando.
O estudo foi realizado com 31 pessoas entre 18 e 27 anos. Eles listaram suas ansiedades e foram separados em dois grupos. Um grupo recebeu um iPad para jogar Tetris e o outro foi liberado para exercer qualquer tarefa de seu interesse. Após 15 minutos, o resultado foi que jogar Tetris diminuiu a intensidade dos desejos em torno de 20% em comparação aos que não jogaram.
Confira a matéria: http://bit.ly/1TNGm3g
Risco de derrame aumenta em 33% entre pessoas que trabalham muitas horas
Um estudo analisou dados de mais de meio milhão de pessoas e concluiu que pessoas que têm jornadas de trabalho com mais de 55 horas semanais têm mais chances de sofrerem um derrame. A razão pode ser o estresse e o fato de ficar muito tempo sentado.
O estudo mostrou que quem cumpre uma jornada semanal de até 48 horas tem 10% mais chances de ter um derrame do que aqueles que trabalham entre 35h e 40h semanais. Já uma jornada de 54 horas eleva os riscos em 27 %, e a de mais de 55 horas, em 33%.
Leia mais em: http://glo.bo/1MzHGpY
Metade dos brasileiros não se movimenta tanto quanto deveria
A prática de exercícios físicos é essencial para uma boa saúde física e mental, mas devido aos modelos de trabalho de escritórios nos quais passa-se muito tempo sentado (cerca de 75% do dia). Isso caracteriza uma rotina sedentária, caso nada seja feito para sair da inércia. Pequenas atitudes como optar pelas escadas ao invés do elevador, estacionar longe, fazer alongamento, trabalhar em pé e circular pelo ambiente de trabalho já são o suficiente para abandonar o sedentarismo.
A saúde física e mental depende da prática de atividades físicas, pois, além de maior disposição, promove a redução do colesterol, da pressão e do risco de diabetes.
Leia mais em:http://glo.bo/1JoftOv
Academias da Terceira Idade são uma ótima opção para socializar e exercitar-se
Distribuídas pelas praças de algumas cidades do Brasil. As ATIs (Academias da Terceira Idade) são compostas por equipamentos que simulam pedaladas, caminhadas e até esqui. Esse exercício ajuda ao idoso a diminuir a velocidade da perda de massa muscular e de densidade óssea, decorrente do envelhecimento. Além disso, melhora a capacidade pulmonar e o equilíbrio, resultando em menos quedas. Outro ponto positivo é a possibilidade de encontrar pessoas da mesma faixa etária.
A ideia foi trazida da China, em 2006, pelo então prefeito de Maringá (PR) e, hoje, faz parte do mobiliário urbano em todo o Brasil. Inclusive, segundo a Prefeitura de São Paulo, devido os aparelhos serem coloridos, crianças são atraídas, o que inspirou a criação da Academia da Primeira Idade, com simuladores variados para maiores de cinco anos.
Leia mais em: http://bit.ly/1JcyCSD
Carboidratos podem ter sido fundamental para a evolução humana
De acordo com pesquisadores, os alimentos ricos em carboidratos, como os tubérculos, podem ter sido a peça chave para o desenvolvimento do cérebro no homem das cavernas. A razão é simples: a glicose é um dos principais combustíveis do cérebro. Isso porque temos a capacidade de obter açúcares dos carboidratos, em particular, dos amidos.
Esse estudo confronta a teoria que aponta como responsável do desenvolvimento dos primeiro hominídeos as dietas crudívoras, pois, para obter a glicose dos carboidratos, é preciso que o tubérculo esteja cozido.
Confira a matéria completa: http://glo.bo/1NxFa5j
Crianças com hábitos saudáveis tendem a se tornar adultos mais saudáveis
Segundo especialistas, uma criança obesa tem a probabilidade de 50% de se tornar um adulto obeso. Aos 12 anos, o percentual aumenta para 60. Isso ocorre devido ao metabolismo ser mais rápido na infância, em função do crescimento e já na fase adulta, o metabolismo começa a desacelerar. Por isso, é importante manter hábitos saudáveis ainda na infância, evitando a obesidade e os problemas de saúde que ela causa.
Manter o peso na infância e na juventude é uma garantia maior de se tornar um adulto saudável e no peso adequado. E para se manter assim, as atividades físicas são uma ótima saída, porque ajuda a ganhar massa magra e previne o acúmulo de gordura.
Confira a matéria: http://glo.bo/1hyah3S
Pessoas notívagas são mais produtivas
Se você é daqueles que se sentem mais produtivos durante a noite, saiba que você não está só. Pesquisas indicam que pessoas notívagas tendem a ser mais produtivas, pois durante a noite, elas atingem picos de energia, o que privilegia os hábitos noturnos.
Já as pessoas com hábitos diurnos, gastam sua energia ao longo do dia, por isso não alcançam esse pico à noite, e nem de manhã, pois acabaram de acordar e estão sonolentos.
Além disso, os notívagos conseguem manter um alto nível de concentração, mesmo após longas horas de trabalho, o que justifica a maior produtividade.
Leia mais em: http://bit.ly/1Jq1Tib
Escrever uma frase por dia pode te deixar mais feliz
Pesquisas mostram que temos uma tendência de escrever em diários os momentos mais felizes do dia. Isso quer dizer que, ao reler suas frases, você terá lembranças positivas dos dias que registrou. O que também colabora para ficamos mais felizes, já que outro estudo aponta que lembrar de pequenos momentos cotidianos melhora nosso humor.
Se você quer começar a registrar suas memórias para sentir na pele estes benefícios, mas não têm tempo para manter um diário tradicional, escrever uma frase já é o suficiente. Vale a pena tentar.
Confira a matéria completa: http://glo.bo/1El65ej
Suas digitais podem mostrar quais os seus talentos
Pesquisadores russos idealizaram um sistema biotecnológico que se baseia na papiloscopia (estudo das digitais humanas) e determina as singularidades de cada pessoa.
O sistema é chamado de “Malajit”, e, após digitalizar as marcas dos dez dedos das mãos, analisa os parâmetros e estuda os tipos de crista, de relevo e as assimetrias, entre outros dados, revelando a predisposição natural da pessoa.
Segundo os idealizadores, o ideal seria implantar o sistema nas escolas, o que permitiria ao professor personalizar a educação de seus alunos e ajudá-los a se tornarem mestres naquilo que nasceram predispostas a fazerem melhor.
Leia mais em: http://abr.ai/1IK94S8
Vegetais ricos em proteínas
Quanto pensamos em proteínas, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a carne. Mas saiba que existem diversos vegetais ricos nesse nutriente, como por exemplo a combinação de algumas leguminosas: arroz + feijão; ervilha + milhete; lentilha + trigo sarraceno; quinoa + milho; e arroz integral + ervilhas vermelhas.
Confira mais alimentos que são fontes naturais de proteínas: http://abr.ai/1w44bhh
Tirar os sapatos alivia o estresse. Isso porque o sapato deixa os pés presos, o que contrai a circulação e afeta o sistema músculo-esquelético deles, somando os membros à tensão que o corpo já sofre. Então, quando precisar relaxar, tire os sapatos e mexa os dedos, é uma pequena atividade que ajuda a descarregar a tensão.
Veja outras dicas que vão ajudá-lo a relaxar de forma simples: http://glo.bo/1gA77M6
Seja mais produtivo trabalhando de casa
Hoje em dia é cada vez mais comum profissões que permitem o trabalho remoto, ou “home office”. Veja algumas dicas que vão ajudá-lo a extrair o máximo desse modelo de trabalho:
• Use despertador apenas em emergências. Aproveite que você trabalha de casa e durma o suficiente;
• Faça algo pela manhã. Tomar um café reforçado, um bom banho ou atividades físicas são bons exemplos para despertar antes de pegar no batente;
• Faça anotações e não se perca nelas. Assim, você evita esquecer de realizar suas tarefas;
• Fuja das tentações. Trabalhar perto do namorado ou cuidar dos filhos enquanto finaliza um projeto pode ser tentador, mas o ideal é separar as coisas;
• Não exagere nas horas de trabalho. Pesquisas comprovam que trabalhar mais de 40 horas por semana por longos períodos não é produtivo.
Com essas dicas e com um bom planejamento de trabalho, você se dará bem nessa vida de “home officer”.Leia mais em: http://bit.ly/1hIA8pH
Aroma de menta estimula a mente
Os cheiros que você sente no ar podem influenciar no seu humor. A terapia dos aromas, ou aromaterapia, indica para aqueles que querem mais produtividade em seu dia o frescor da menta. Esse aroma estimula a mente e ajuda a se concentrar.
No Japão, é comum os escritórios contarem com essências para estimular ou relaxar seus funcionário. Você também pode investir deixando um vasinho da planta na sua mesa de trabalho, por exemplo.
Leia mais em: http://glo.bo/1E2Uhuc
Aplicativo converte exercícios físicos em milhas de viagem
O Mova Mais é um aplicativo brasileiro que incentiva as pessoas a se exercitarem em troca de pontos em programas de fidelidade. O serviço é gratuito e é sincronizado por meio de aplicativos de monitoramento físico como o RunKeeper, Strava e MapMyRun.
O serviço já conta com mais de 20 mil usuários pré-cadastrados e iniciou recentemente a fase beta (fase de testes). Acesse o site, cadastre-se ou veja mais detalhes: http://movamais.com/
Frutas cítricas te deixam feliz
Está difícil manter o bom-humor? Talvez o problema esteja na sua dieta. Aposte em alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas, que ajudam o organismo a produzir endorfinas, hormônio que nos faz sentir bem e combate o estresse.
Veja mais alimentos saudáveis que irão aumentar sua sensação de felicidade no link: http://bit.ly/1GjPQM8
Está estressado? Procrastinação pode ser a causa
Procrastinar significa adiar, postergar, deixar para depois. Segundo especialistas, quando o hábito torna atrasos constantes, pode acarretar em estresse ou até depressão.
A procrastinação ocorre por falta de concentração nas atividades. Então, uma boa ideia para evitar é se desconectar. Desligue o celular e feche o site de redes sociais para se focar no que realmente precisa resolver.
Não deixe que a situação complique, faça uma lista e mãos à obra!
Confira a matéria completa: http://bit.ly/1TNREVp
Não desista dos exercícios no frio
Com a chegada do inverno, ir à academia se torna uma tarefa árdua. Veja algumas dicas que vão ajudar você a enfrentar o frio sem desanimar:
• Programe-se para manter a regularidade e não perder os resultados;
• Convide um amigo (a). Assim, um anima o outro;
• O frio aumenta o metabolismo. Aproveite para alcançar melhores resultados;
• Substitua o elevador pelas escadas;
• No escritório, caminhe 6 minutos a cada hora;
• Se acordar mais cedo é um problema, use o horário da noite para malhar.Enfrente a preguiça e resista ao aconchego do sofá e da cama. Com força de vontade você chegará mais longe e colherá bons frutos.
Saiba mais: http://glo.bo/1JeKzwA
Comer menos faz perder peso?
Dietas restritivas são a primeira opção para quem quer emagrecer. Mas saiba que só comer menos pode ser prejudicial à saúde. O organismo se acostuma rápido às condições impostas por você, então ao diminuir o consumo calórico repentinamente ocasionará em uma perda de peso insustentável, o que te deixará subnutrido e cansado, afetando sua rotina e seu treino.
O ideal é ter uma dieta balanceada e comer a cada três horas, opte por alimentos de boa qualidade e que satisfaça as suas necessidades.
Saiba mais: http://glo.bo/1JKUwjO
Felicidade interior ajuda a manter uma mentalidade positiva
Pessoas bem-sucedidas compartilham de um fator em comum, a mentalidade positiva mesmo diante de desafios. Essa postura é uma das chaves para a persistência, um dos pilares do sucesso.
É assim que eles conseguem enfrentar qualquer desafio, não deixando se abalar pelo nível de dificuldade dos obstáculos. É essa persistência que os fazem chegar cada vez mais longe.
Uma dica para cultivar o pensamento positivo é encontrar sua felicidade interior. Trata-se de algo que nos motive a seguir em frente, seja a família, o amor, o sucesso, a fé, um hobby, ou até mesmo viagens. O importante é se apegar a isso e mantê-la sempre à vista, seja por meio de uma foto na mesa do trabalho ou um lembrete. Isso vai te inspirar diariamente.
Confira outras dicas: http://bit.ly/1ftHHPP
O poder motivador dos post-its
Um psicólogo da Universidade de Houston (EUA) realizou um estudo que mostra o poder de influência que os post-its exercem na realização de tarefas. Isso ocorre porque o post-it, devido seu formato diferenciado, é bem chamativo, o que o torna difícil de ser ignorado.
O estudo ocorreu da seguinte forma: 150 professores foram separados em três grupos de 50. O grupo 1 recebeu uma pesquisa com um post-it anexado pedindo o retorno assim que concluído; o segundo grupo recebeu a mesma pesquisa, mas com uma mensagem manuscrita em uma carta de apresentação, também solicitando a entrega; e o terceiro, recebeu apenas a pesquisa, sem nenhuma mensagem escrita à mão.
O resultado:
• Grupo 1: 76% de retornos;
• Grupo 2: 48% de retornos;
• Grupo 3: 36% de retornos.Conclui-se que, ao receber uma mensagem escrita à mão juntamente com alguma tarefa, o pedido se torna muito mais pessoal e faz com que a pessoa que o recebeu se sentir mais importante e predisposta a realizar logo o que foi imposto.
Saiba mais: http://glo.bo/1FRJ5p3
Estresse no trabalho e problemas financeiros afetam a saúde do sono dos brasileiros
Em parceria com a Associação Mundial de Medicina do Sono (do inglês, World Association of Sleep Medicine’s), a Philips apresenta os resultados de sua pesquisa “Sono: uma perspectiva global”, que apontou o estresse no trabalho e os problemas financeiros no topo da lista de aspectos que tiram o sono das pessoas no mundo todo. Foram ouvidos, aproximadamente, 8 mil entrevistados em 10 países – Estados Unidos, França, Japão, China, Brasil, Coréia do Sul, Alemanha, Austrália, Inglaterra e Holanda.
A pesquisa revela que 87% dos entrevistados nos 10 países afirmaram entender a importância de uma boa noite de sono para a saúde e qualidade de vida e 57% admitiram que gostariam, mas não têm feito nada para melhorar seu sono. Outro dado alarmante é que 83% das pessoas disseram que não conseguem dormir direito durante a noite e 22% dorme menos tempo do que gostariam de cinco a sete vezes por semana.
No Brasil, os dados levantados mostram que quando o assunto são as noites mal dormidas, o fator psicológico conta e muito. Ao contrário das tendências atuais que indicam a tecnologia como prejudicial ao sono, os brasileiros apontaram as preocupações com o trabalho (33%) e com dinheiro/segurança financeira (39%) como os principais problemas que os fazem dormir mal ou, simplesmente, não dormir. Entre as opções, foram apresentados 13 fatores da vida cotidiana como estudo, família, relações sexuais e atividades físicas. O brasileiro também é o povo que tem o menor intervalo de tempo entre jantar e ir dormir (menos de 2 horas), o que afeta diretamente na qualidade do sono.
Saiba mais: http://bit.ly/1GYXMo6
Raiva e ansiedade aumentam a chance de um enfarte, revela estudo
Fila, família, trânsito e trabalho. Situações cotidianas estressantes são suficientes para elevar a pressão arterial de qualquer indivíduo. Neste contexto uma pesquisa divulgada por especialistas da Universidade de Sidney, na Austrália, revelou que as crises de raiva aumentam o risco de um indivíduo ter um ataque cardíaco em até oito vezes se comparado a uma pessoa com o temperamento calmo.
Para aqueles que são extremamente ansiosos, o risco é de nove vezes maior apenas na primeira hora.
Saiba mais: http://bit.ly/1GYVCVr
Xô preguiça!
Em algumas manhãs, o despertador toca e aquela boa intenção de calçar o tênis e sair para treinar parece se esconder em algum lugar entre as dobras do lençol e do cobertor. Se a ideia era correr depois de um longo dia de trabalho, de repente pode parecer mais convidativo se jogar no sofá ou esticar o happy hour com os amigos do que suar a camisa.
Falamos dessa velha conhecida, a preguiça, uma incrível sabotadora de planos (e também de conquistas). O pior é que quando ela se instala e o desânimo começa a se estender por vários dias, as justificativas emendam umas nas outras, nos enredando num emaranhado auto-cobranças, desculpas – e culpa. Isso sem falar na parte prática do efeito desse pecado capital nos treinos: tanto a planilha da semana (ou do mês) quanto o condicionamento físico, alcançado a duras penas, são prejudicados.
Confira algumas dicas para “espantar” a preguiça. http://bit.ly/1MFAQhz
Frutas, legumes e verduras: conheça alimentos anti-estresse
Trabalho, relacionamentos, vida acadêmica. Não importa se você é homem, mulher ou criança. Se vive em uma grande metrópole, provavelmente enfrenta situações de pressão e ansiedade no dia a dia.
Para ajudar as pessoas a enfrentar os sintomas do estresse sem a ajuda de remédios, o site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, consultou e nutricionista Daniela Cyrulin. A médica indica uma série de alimentos anti-estresse. Entre as indicações estão legumes, frutos do mar e verduras.
Saiba mais: http://bit.ly/1MFAmbe
Estresse pode ser a causa da caspa e da queda de cabelos
Você sabia que seu equilíbrio emocional pode afetar seu cabelo e pele? É o que indicam especialistas. A caspa por exemplo, pode ser agravada pelo estresse emocional.
Nas mulheres, são comuns as queixas quanto a queda de cabelos, que excluindo fatores genéticos ou outras ocasiões pontuais, normalmente está ligado ao equilíbrio emocional.A alopecia areata é a perda de cabelos em determinadas partes do corpo, normalmente em forma arredondada ou oval, pode ser desencadeada pelo estresse.
Consulte seu médico regularmente, para dicas e instruções de como lidar com o estresse.
O estresse pode diminuir a sua capacidade de compreensão
Segundo uma pesquisa da empresa Brain & Company com 318 empresas, mudanças no ambiente corporativo dificilmente são 100% satisfatórias, pois esse tipo de situação gera uma carga de estresse sobre os funcionários, causando a queda em sua capacidade de compreensão e concentração nos objetivos.
A dica dos especialistas é manter uma comunicação constante com a equipe de trabalho, retomando pontos importantes constantemente, como metas e objetivos. Uma pessoa sob estresse absorve apenas 20% do que é dito e só consegue prestar atenção nos primeiros 12 minutos de uma conversa.Leia mais: http://bit.ly/1rf4Ecn
Alimentação saudável combate o estresse
A alimentação pouco saudável dos brasileiros foi apontada como um dos fatores principais para o surgimento do estresse. Segundo pesquisa, 70% dos brasileiros economicamente ativos sofre tensão excessiva.
Metade dos entrevistados apresentava sobrepeso, produto do seu próprio sedentarismo e dieta rica em gorduras e frituras.A dica dos especialistas é aumentar o número de refeições por dia, substituindo o café da tarde comum (pão e café) por frutas e iogurte. Ingerir água com frequência também é muito importante, pois mantém o corpo hidratado e beneficia o sistema digestivo.
Leia mais: http://bit.ly/W6jNQt
Estresse no trabalho aumenta risco de diabetes em 45%
Um estudo mostrou que, independente de outros fatores, pessoas estressadas no campo profissional têm 45% mais chances de desenvolver diabetes tipo 2, o que aumenta o risco de doenças cardíacas, derrames, cegueira e amputações.
Cerca de uma em cada cinco pessoas no mercado de trabalho é afetada por altos níveis de estresse, como situações em que os indivíduos são submetidos a exigências muito altas, porém com pouca margem de tomada de decisão.Estresse e má alimentação podem piorar caspa
De acordo com o professor de dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Paulo Marcus Maia, o estresse, a má alimentação e a insônia podem piorar a caspa, pois são fatores que reduzem a imunidade, o que pode aumentar o problema.
A dermatite é hereditária e se manifesta ao longo da vida, podendo aparecer com diferentes intensidades, podendo chegar a vermelhidão, descamação e mesmo secreção com coceira intensa.Clique aqui e leia mais.
Rotina atarefada pode levar ao estresse
Pesquisas indicam que o acumulo de funções no mercado de trabalho e em casa estão levando ao aumento dos casos de estresse entre as mulheres.
O levantamento feito pelo Centro Psicológico de Controle do Estresse aponta que 65% das mulheres, entre 15 e 28 anos, sofrem com o estresse, contra apenas 35% dos homens.É muito importante identificar os sinais do estresse para a tomada de ações positivas, visando a sua redução, tais como atividades de diversão em família, férias ou diminuição do acúmulo de funções no trabalho.
Leia mais aqui
Estresse pode piorar sintomas de alergias
Um estudo da Universidade de Ohio descobriu que pessoas com alergias são mais estressadas, e que o estresse por sua vez agrava os sintomas da alergia, levando a uma espécie de “círculo vicioso”.
As pessoas alérgicas costumam ficar mal-humoradas, devido aos sintomas. Alergias respiratórias, por exemplo, fazem a pessoa espirrar constantemente, o que chega a atrapalhar seu dia a dia. Com o mal-humor vem o estresse, que por sua vez poderá aumentar os sintomas.No estudo foram avaliados 179 participantes, por 12 semana, sendo que o grupo que possuía alergias mostrou claramente uma propensão ao estresse.
Quem dança seus males espanta
O ditado popular “quem canta seus males espanta” também pode ser aplicado à música: segundo especialistas, dançar ajuda o corpo em vários aspectos, inclusive na redução do estresse.
Quando estamos estressados, o corpo produz adrenalina e o cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. O coração bate mais acelerado e toda a musculatura fica rígida. Quando começamos a dançar, essa adrenalina e também o cortisol são gastos pelo organismo, que na sequência ainda libera a endorfina, dopamina e serotonina, hormônios que dão a sensação de prazer.
Então não perca tempo, faça uma avaliação com seu médico ou profissional de avaliação física e comece a dançar!
Via: Bem-Estar
10 dicas para evitar o estresse nas férias
As férias escolares estão chegando e os pequenos ficam ansiosos para viajar. Você já se preparou para lidar com o estresse dessa época? Confira algumas dicas:
Deixe o trabalho em dia
Antes de sair de férias, tenha certeza de que nada ficou pendente, para não ter resolver problemas durante sua viagem.Antecipe possíveis problemas
Já pensou se você perder o cartão de crédito? Ou as malas no aeroporto? Pois é, antecipe-se a esse tipo de problema, criando alternativas prévias.Fique atento ao clima
Verifique a previsão do clima para os dias em que estará viajando. Ninguém gosta de ir à praia com chuva, não é mesmo?Crie passatempos para as crianças
Se for viajar de carro, talvez seja interessante investir em DVDs infantis, ou até mesmo em jogos de cartas e brincadeiras de adivinhação.Garanta ingressos com antecedência
Deixar para comprar ingressos para aquários, cinema, teatro e parques só quando chegar no local pode ser um tormento. Tente evitar filas e compre suas entradas previamente.Leia o restante das dicas: http://bit.ly/1iSNCyv
O que comer antes de exercícios físicos?
Muitos praticantes de exercícios ficam na dúvida sobre o que comer antes de um treino. Segundo especialistas não há mistério: a dieta deve conter carboidratos, que são essenciais para dar energia ao corpo. Pães, cereais, arroz e massas são ricos em carboidratos, mas cuidado para não exagerar e dê preferência as versões integrais.
Após o treino seus músculos precisam de toda ajuda possível para se recuperar, por isso invista em alimentos ricos em proteínas, como o salmão, frango, carne vermelha, leite e ovos.
Sensor do Galaxy S5 poderá medir níveis de estresse de usuários
Uma atualização lançada para o aplicativo S Health do smartphone Galaxy S5 promete medir os níveis de estresse dos usuários. O smartphone topo de linha, que concorre diretamente com o iPhone 5s vem equipado com um leitor biométrico que é capaz de medir os batimentos cardíacos. Com esses dados o aplicativo poderá vincular a variação de frequência cardíaca com níveis de estresse do usuário.
Obviamente esse tipo de aplicativo não deve substituir o acompanhamento e opinião de um profissional de saúde.
Via Techtudo
Aprenda a prevenir cãimbras durante a corrida
Para evitar as câimbras, cuide da hidratação e abastecimento de carboidratos antes, durante e depois da corrida. Não ultrapasse seus limites e se atente aos primeiros sintomas de fadiga.
Ao sentir um espasmo muscular, é muito comum que a pessoa sente no chão e tente alongar-se. Mas cuidado, muitas vezes essa movimentação pode ativar mais as fibras musculares, causando mais contrações.Leia mais: http://abr.ai/1lEu2AX
79% dos administradores de TI querem pedir demissão devido ao estresse
Uma pesquisa realizada com 200 administradores de TI (tecnologia da informação) nos Estados Unidos revelou que 79% deles pensam em pedir demissão, devido ao estresse constante na profissão.
A pesquisa aponta ainda que 38% dos entrevistados perderam eventos sociais, deixando de passar momentos importantes com a família.Um dos pontos críticos é a constante pressão por segurança nos negócios online, que regularmente são vítimas de falhas estruturais ou ataques externos, deixando os profissionais dessa área em alerta em tempo integral.
A sua profissão também é estressante? Comente abaixo.
Via Canaltech
Tabaco pode aumentar estresse e depressão
Acender um cigarro logo após o surgimento de uma situação estressante pode ser a solução para algumas pessoas que acreditam que o ato pode relaxar. No entanto, a tentativa é inadequada, já que parar de fumar pode ser tão eficaz no combate à depressão e ao estresse quanto o uso de antidepressivos, afirma um estudo realizado em Londres.
O resultado da pesquisa se baseou no comportamento de voluntários na faixa dos 40 anos, que fumavam em média um maço por dia, e largaram o vício. O resultado foi a redução da ansiedade, depressão e estresse, confirmando que o tabaco não ajuda a relaxar.
É possível estar viciado em estresse. Entenda como.
O estresse é a razão para o desgaste emocional da maioria das pessoas e responsável por danos psicológicos e físicos para quem sofre com o problema. Entretanto, existem pessoas que acreditam desempenhar melhor suas atividades quando estão sob pressão, de maneira que as fazem apreciar o convívio com essa aflição.
Isso ocorre devido ao dia a dia agitado que transforma o estresse no modo mais prático de adquirir estímulo para realizar tarefas mais rapidamente.No entanto, é preciso entender que os efeitos positivos do estresse são passageiros e, com o tempo, os riscos de desenvolver doenças associadas a esse nervoso são absolutos.
Entenda melhor como age o vício em estresse:
http://bit.ly/1tx6uFtEstudo aponta relação entre estresse e infertilidade
Um estudo publicado recentemente pela revista Human Reproduction abordou a relação entre o estresse e a dificuldade de engravidar para algumas mulheres.
A partir da medição de uma enzima encontrada na saliva, que apresenta maior concentração em pessoas estressadas, os médicos puderam alcançar resultados interessantes:
De um total de 401 mulheres, 87% conseguiram engravidar. Porém, aquelas que foram identificadas como mais estressadas, sendo 33% do total, tiveram duas vezes mais chances de não engravidar em comparação com o restante.Os médicos não acreditam que o estresse por si só seja o culpado, porém ressaltam que ele é um influenciador em muitas outras questões que determinam a fertilidade de uma mulher.
Afta, gengivite e bruxismo podem ser consequências de estresse no trabalho
O estresse é o resultado psicológico e hormonal das situações que requerem uma adaptação intensa. Atualmente, é comum esse tipo de acontecimento na rotina de trabalho, devido à pressão em realizar uma tarefa e a falta de tempo, que são alguns dos problemas que fazem o corpo liberar hormônios como cortisol e hidrocortisona – responsáveis pelos sintomas do estresse.
Uma das consequências da presença dessas substâncias no organismo é o efeito pró-inflamatório, que, em conjunto com maus hábitos de higiene bucal, fazem do ambiente o local perfeito para doenças dentárias e bucais.
Entenda melhor: http://bit.ly/1l7CL0V
Exercício de coerência cardíaca ajuda a controlar o estresse
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse já atinge 90% da população e se tornou uma epidemia global. De acordo com especialista, qualquer estímulo do dia a dia age como um estresse para o corpo, e o que determina se ele será negativo ou positivo é a adaptação à resposta de cada indivíduo. Além disso, tentar reduzir os estímulos externos para fugir do estresse não é a melhor escolha, pois é preciso encará-lo como um aliado.
O especialista também explica que existem exercícios que trabalham a respiração e mentalizações que podem ajudar o coração a conquistar uma coerência cardíaca – fator que quem sofre de muito estresse não possui. Se um indivíduo está equilibrado, seu padrão emocional também será afetado positivamente até que o estresse irá atingi-lo de uma maneira menos agressiva.Cães podem ajudar soldados a lidar com estresse pós-traumático
É comum ver cães ajudando as pessoas com algum tipo de deficiência física, mas a novidade do momento é que eles também podem auxiliar na superação de traumas psicológicos. Mesmo quem possua um cão sabe o quanto eles são capazes de fazer a diferença, a informação pode ser propagada para no caso de influenciar a adoção e combater os abandonos.
Quem defende a ideia é a empresa Royal Dutch Guide Dog Foundation (KNGF), que oferece cães treinados para ajudar soldados veteranos, guiando-os para longe de seus pesadelos gerados pelo estresse pós-traumático.Saiba mais: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/caes-ajudam-soldados-a-lidar-com-estresse-pos-traumatico
Estresse excessivo pode impedir decisões arriscadas nos negócios, diz pesquisa
De acordo com um estudo realizado na Inglaterra, os níveis elevados de cortisol – hormônio responsável pela sensação de estresse no organismo – podem provocar uma espécie de receio em se arriscar. Essa constatação pode comprovar o pessimismo entre comerciantes e homens de negócios durante as crises financeiras. Segundo um dos pesquisadores, os níveis de cortisol elevam a medida que a inconstância do mercado aumenta.
No estudo, foram avaliados os efeitos associados ao hormônio na tomada de decisões, através do aumento dos níveis de cortisol em voluntários que, durante esse período, apenas optaram por opções seguras, comprovando uma aversão ao risco.Saiba mais: http://glo.bo/1gV7U5KJunk food pode prejudicar a memória, diz estudo
Um estudo realizado por cientistas australianos, demonstrou a associação da perda de memória com o consumo de “junk food”. A conclusão foi extraída após um experimento com ratos que receberam uma dieta rica em gorduras e açúcar durante seis dias.
Os cientistas observaram que os animais não estavam obesos, entretanto, apresentaram danos na capacidade cognitiva e perda de memória devido a uma inflamação na área do hipocampo – região do cérebro associada à formação e armazenamento da memória e uma das primeiras partes afetadas pelo Alzheimer.
Mais testes serão realizados para comprovar a teoria. No entanto, é preciso ficar atento ao consumo desses alimentos e apostar numa dieta saudável livre de gorduras e açúcar.Pensar muito pode desgastar o cérebro, diz pesquisa
A concentração de estresse pode fazer com que o cérebro aumente a produção de cortisol – hormônio ligado ao sistema emocional, que é responsável por expor o cérebro a um processo de oxidação. Quando um indivíduo começa a refletir muito sobre determinado assunto, ou vários, ele força o cérebro a um trabalho rígido, que pode causar danos, como: nervosismo, confusão mental, perda da memória curta e dificuldade em se concentrar.
Um estudo realizado no Reino Unido também demonstrou que as pessoas que pensam demais sobre a vida tendem a ter memórias mais pobres e comportamento depressivo. Além disso, possuem menos células cerebrais na área frontal do cérebro, chamada de córtex pré-frontal anterior e está ligada a transtornos cerebrais e mentais.Leia mais: http://bit.ly/1bEtyXI
Para ser mais produtivo, invista num banho relaxante
Muitas pessoas afirmam que o momento do dia em que pensam melhor é durante o banho. Segundo o escritor Adam Dachis, o banho pode ajudar na capacidade multitarefa de fazer várias atividades ao mesmo tempo, como escovar os dentes com uma mão e ensaboar o corpo com outra.
Além disso, dá para usar o momento de limpeza para ouvir. Pesquise por podcasts na internet que falem sobre aperfeiçoamento profissional. Enquanto cuida da sua higiene, dá para refletir sobre como agir diante do seu trabalho e encontrar soluções que, em outro momento, seriam mais difíceis de imaginar.Preferência por junk food tem haver com estresse sofrido nos primeiros dias de vida
De acordo com um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, as pessoas que passaram por algum ambiente estressante nos primeiros dias de vida, possuem mais tendência à ansiedade e a preferir alimentos calóricos quando adultos.
Geralmente, esses alimentos repletos de açúcar e gorduras são o resultado do estresse e colaboram para a obesidade. Isso também tem papel nas questões hormonais em relação à escolha dos alimentos, principalmente entre as mulheres.Para entender melhor sobre o estudo: http://bit.ly/1906YKJ
Estresse agudo pode interferir na atividade cerebral
O estresse é a união de respostas fisiológicas que, em excesso, podem comprometer o funcionamento regular do organismo. Segundo neurologistas, o estresse intenso resulta no aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca. O cérebro sob estresse não rende normalmente, afetando a capacidade de raciocínio, de julgamento e de tomada de decisões.
Estresse pode afetar a memória e prejudicar o sistema imune
De acordo com especialistas, o estresse pode se manifestar em diversos locais do corpo, como unhas, boca, cabelos, dentes e, inclusive, no cérebro. Além disso, o transtorno é capaz de afetar a memória, acelerar o processo de envelhecimento e prejudicar o sistema imunológico do organismo.
Via: Bem-Estar
Má alimentação e estresse podem desencadear acessos de labirintite
A labirintite é o nome que se dá a episódios de tontura e vertigem, esses sintomas são causadas por uma infecção ou inflamação no labirinto (estrutura do ouvido responsável pela audição e equilíbrio).
Como o equilíbrio do corpo depende dos dois labirintos, que constituem o corpo humano, estarem em sintonia, se há algum aditivo que interfere nessa harmonia, a saúde sofre com os sintomas desagradáveis. Por serem as maiores causas para o desenvolvimento do problema, é essencial que se cuide da alimentação e da saúde emocional, para evitar o estresse e outros problemas relacionados ao mesmo.
Para saber mais sobre, acesse: http://bit.ly/1bj5RXt
Estresse pode ser a causa para problemas no estômago
Uma epidemia global, como foi distinguido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse é um dos principais causadores de doenças crônicas atualmente. Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).
Trabalhar em clima de pressão, manter uma rotina exaustiva e sobrecarregada de traumas, são alguns dos elementos que podem levar a doenças como a gastrite. Quando alguém está em estado de estresse, o estômago intensifica a produção de ácido clorídrico (HC1), o que pode originar uma gastrite ou até mesmo uma úlcera.
Estresse pode comprometer a memória e reduzir a defesa do organismo
O estresse parece um problema comum atualmente, porém, é importante ressaltar que se trata de um potente gatilho para diversas doenças. De acordo com especialistas, o estresse pode resultar em inúmeros prejuízos que podem atingir o corpo todo, como unhas, dentes e cabelos enfraquecidos, pele oleosa ou dor de cabeça, além de outras diversas disfunções.
Esta condição pode maximizar o processo de envelhecimento, afetar a memória e até mesmo reduzir a imunidade do organismo. A pessoa que observar um ou mais sintomas estranhos em seu corpo deve procurar tratamento para impedir o agravamento do problema.
Especialistas dão dicas para o treino render mais
Conseguir tirar o melhor resultado do seu treino diário é um pensamento constante para pessoas que malham ou praticam exercícios físicos regularmente.
Especialistas indicam a alimentação como um dos maiores aliados do treino físico. Uma dieta balanceada e evitar treinar de jejum são algumas das dicas.
Especialistas sugerem chocolate e exercícios físicos para controlar a ansiedade pré-Fuvest
A prova da Fuvest, o mais importante vestibular brasileiro, está se aproximando. Com a sua chegada, milhares de estudantes começam a preocupar-se, afinal para alguns este momento coloca em teste um ano de muito estudo.
Para controlar a ansiedade, comum nessa época, especialistas indicam o consumo de chocolate, que altera o funcionamento neurológico. Mas fique atento: o consumo do chocolate nunca irá reduzir totalmente a ansiedade e ainda pode trazer alguns problemas de saúde se consumido em excesso.
Outra dica, muito mais saudável, é recorrer aos exercícios físicos. Diversas pesquisas já indicam seus benefícios no relaxamento e alívio da tensão. Uma caminhada ou corrida leve, por exemplo, no dia anterior pode ajudar o estudante a pensar em outra coisa e descansar melhor para a prova.
Via R7
8 dicas para evitar o estresse
Com a rotina cada vez mais intensa, o estresse acabou se tornando parte do dia a dia de milhões de brasileiros. Seja pelo cansaço físico ou mental, o estresse pode acarretar diversas doenças, como a hipertensão.
Reunimos oito dicas para ajudar a lidar com o estresse:
– Mantenha o escritório limpo e organizado;
– Esteja sempre preparado para as situações de estresse;
– Procure fazer pausas periódicas durante o trabalho;
– Tente administrar melhor o seu tempo;
– Não se cobre tanto;
– Não dependa somente de sua memória, anote tudo;
– Procure ver o lado bom das situações;
– Seja confiante a respeito da qualidade do seu trabalho.Leia a notícia na íntegra: http://bit.ly/1etyBg6
Falta de sono e estresse podem causar obesidade
Em um seminário sobre o combate a obesidade, endocrinologistas indicaram que o estresse é um dos responsáveis pelo aumento de peso de alguns pacientes, podendo levar à obesidade. Em uma crise de estresse, o organismo libera as substâncias cortisol e endocanabinoide, ambas ligadas ao aumento de peso.
Prática de Pilates diminui casos de estresse no trabalho
Já está acontecendo a mudança na prática de ginástica laboral em ambientes de trabalho. Empresas em todo o Brasil tem adotado sessões de Pilates durante o expediente.
Os exercícios, melhoram a concentração e disposição dos funcionários, além de combater o estresse. Para os especialistas, 1 hora de prática durante a semana já resulta em melhorias na qualidade de vida e trabalho dos funcionários.
Estresse é um dos principais motivos de afastamento do trabalho
Uma pesquisa de um instituto americano indicou que os brasileiros são os profissionais mais estressados do mundo. Segundo especialistas, mais de 42% dos trabalhadores brasileiros dizem sofrer com o estresse e a ansiedade.
Dentre as profissões mais estressantes no Brasil, se destacam:
1º Bombeiro
2º Piloto de avião comercial
3º Relações públicasAssista a matéria na integra no link abaixo:
http://globotv.globo.com/tv-morena/mstv-1a-edicao-campo-grande/v/ao-trabalho-estresse-e-um-dos-principais-motivos-de-afastamento-do-trabalho/2695848/37% dos obesos atribuem sobrepeso ao estresse
O estresse já é conhecido como grande influenciador no surgimento de diversas doenças, como alergias, infecções, asma e gastrite.
Em uma pesquisa recente, envolvendo mil pessoas de cinco cidades brasileiras, o fator determinante para 37% dos entrevistados no desenvolvimento da obesidade foi o estresse.
Clique e leia a notícia na íntegra
Aeroportos recorrem a cães para desestressar passageiros
Os aeroportos de Los Angeles e San Jose, nos EUA, criaram um programa chamado Pets Unstressing Passengers (pets desestressando passageiros). A ideia é ajudar os viajantes que passam por lá a terem um momento de descontração e livra-los do estresse, comum na espera em terminais aéreos. Os cães são tranquilos e brincalhões, os passageiros geralmente abraçam, apertam e se divertem com a companhia do animal.
Confira 10 maneiras naturais de aliviar o estresse
O estresse tem sido apontado como fator determinante no surgimento de diversas doenças, como a hipertensão, conhecida popularmente como “pressão alta”.
As causas do estresse podem variar muito, desde a ansiedade elevada na véspera de uma prova a um projeto grandioso no trabalho, que demanda atenção constante a prazos e outros detalhes.
Algumas dicas simples podem ajudar a combater essa carga emocional negativa:
Organize melhor seu dia – Deixar tudo para última hora só piora o estresse. Tente se antecipar em tudo que irá fazer, mas sem tornar isso uma nova fonte de estresse.
Durma bem – Além de recarregar as energias e fazer bem para a memória, a execução de suas tarefas diárias será facilitada após uma noite bem dormida.
Clique e leia a notícia na íntegra para mais dicas
Ansiedade e estresse: entenda esses males para se livrar deles
Normalmente o estresse e a ansiedade são ignorados e até mesmo, incorporados a rotina das pessoas. Mas é importante conhecê-los melhor para avaliar então, a necessidade de tomar uma providência em busca do seu bem-estar.
O estresse é algo natural para o corpo humano, afinal somos expostos a essa reação a cada situação nova que enfrentamos, seja ela física ou mental. O estresse ajuda a adaptação ao nosso meio, por isso, faz parte dos mecanismos de defesa do corpo.
A ansiedade também tem um papel importante, até certo ponto. Quando em excesso, seus efeitos colaterais na saúde emocional são prejudiciais.
Clique e leia a notícia na íntegra
Estresse causado pelo trabalho leva ao abuso de álcool
Um estudo sobre as causas e consequências do estresse, feito pela entidade beneficente Mind, indicou que a tensão constante no ambiente de trabalho pode levar a pessoa ao abuso do álcool.
Clique e leia a notícia na íntegra
Estresse constante eleva riscos de Alzheimer, diz estudo
Além dos riscos comuns que o estresse pode causar à saúde, como a obesidade, um estudo apontou que, manter-se em constante estado de alerta, pode levar ao aparecimento de Alzheimer, mal que afeta cerca de 27 milhões de pessoas no mundo.
Não estresse: você tem mais tempo do que pensa
Segundo a escritora americana Laura Vanderkam, temos muito mais tempo livre do que pensamos. Esse é um conceito bastante radical dentro do tema organização do tempo.
Outro ponto da escritora que causa grande controvérsia é que para trabalhar melhor seu tempo, você deve parar de se preocupar tanto com ele.5 maneiras eficientes de gerenciar o estresse
Na rotina atual, somos submetidos diariamente a situações de potencial estresse, seja no trânsito, em casa ou no ambiente de trabalho. Para evitar ser tomado pelo estresse diário, é importante seguir algumas dicas:
Elimine os fatores estressantes – É praticamente impossível eliminar tudo que pode te estressar de sua vida, mas ao menos alguns itens podem mudar muito seu bem-estar. Pessoas negativas geralmente podem te trazer desconforto, objetos ou até mesmo morar em uma casa ou bairro que não goste. Tente mudar o que for viável para você.
Leia outras dicas para gerenciar o estresse
Estresse aumenta chance de infarto em 27%
Uma pesquisa realizada pelo centro médico da Universidade de Columbia, nos EUA, indica que sentir-se constantemente ansioso e oprimido aumenta em 27% o risco de ter um ataque cardíaco.
Para se ter uma ideia das dimensões dos danos causados pelo estresse no coração, os especialistas comparam a situação ao consumo de cinco cigarros por dia.
Infertilidade está ligada ao estresse, diz pesquisa
Mulheres estressadas têm mais dificuldades para engravidar. Além disso, os maus hábitos causados pelo estresse – como comer e fumar compulsivamente – também afetam a fertilidade da mulher.
Leia na íntegra
Alongamento para reduzir o estresse do transito
Um problema cada vez mais comum nas grandes cidades brasileiras, o trânsito vem se tornando uma das causas de dores musculares e até mesmo hérnias de disco, em motoristas que fazem uso constante de seus veículos.
Uma dica de especialistas é alongar-se antes de enfrentar o trânsito.
Fumar não alivia o estresse, diz pesquisa
Um estudo feito pela Universidade de Oxford e King’s College, na Inglaterra, concluiu que o cigarro não ajuda a aliviar o estresse, como dito por muitos fumantes.
Quanto mais amigos no Facebook, mais estresse, aponta estudo
Um estudo feito pela Universidade de Edimburgo com cerca de 300 pessoas, na faixa etária de 21 anos, aponta que manter relações sociais com um número grande de pessoas no Facebook é extremamente estressante, ficando apenas atrás da recuperação médica para muitos.
Leia a notícia na íntegra
http://conteudonerd.com/15852/facebook-estresse-estudoEstresse causa dores faciais e nos ouvidos
Se você sente pontadas no ouvido, range os dentes ou sofre estalos na mandíbula, saiba que tudo isso pode estar ligado ao estresse.
A DTM (Disfunção Temporomandibular), também conhecida como dor orofacial, atinge 7 milhões de pessoas no Brasil e pode afetar pessoas com rotinas estressantes.Leia a notícia na íntegra
http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/39425/Estresse+causa+dores+faciais+e+nos+ouvidosGrávidas estressadas podem gerar crianças mais propensas ao bullying
Estudo com mais de 9 mil crianças concluiu que grávidas estressadas acabam transmitindo essa ansiedade para o bebê ainda no útero.
Logo, as alterações hormonais ocorridas devido ao estresse poderão mudar a forma como as crianças respondem a estímulos no futuro, tornando-as mais vulneráveis.Leia a notícia na íntegra
http://saude.terra.com.br/gestacao/gravidas-estressadas-podem-gerar-criancas-mais-propensas-ao-bullying,276f1a5bf490b310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html5 maneiras de gerenciar o estresse na universidade
A universidade é uma conquista almejada por muitos jovens, porém, é importante estar preparado para o estresse, alta carga de estudo, distância da família e amigos. Saiba como lidar com isso.
Leia a notícia na íntegra:
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/11/19/982558/5-maneiras-gerenciar-estresse-na-universidade.htmlSaiba como evitar as doenças de pele causadas pelo estresse
O estresse de uma rotina muito agitada pode afetar diretamente a sua pele, criando inflamações e sensações cutâneas extremamente desconfortáveis.
Leia a notícia na íntegra:
http://beleza.terra.com.br/sua-pele/cuidados-especiais/saiba-como-evitar-as-doencas-de-pele-causadas-pelo-estresse,a718046ee7a1b310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html4 dicas para lidar com o estresse do fim de ano
Chegando o final do ano e os preparativos para as festas, viagens e presentes invadem a rotina de quem já corre todos os dias com prazos no trabalho, filhos e muito mais. Reunimos 4 dicas para lidar com todo esse estresse.
Leia a notícia na íntegra:
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/11/21/983192/4-dicas-lidar-com-estresse-do-fim-ano.htmlProblemas em casa causam mais estresse que no trabalho, diz estudo
Estudo feito pela Secretaria Estadual de Saúde aponta que as pessoas estão ficando mais estressadas em casa do que no trabalho.
Leia a notícia na íntegra:
http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/08/problemas-em-casa-causam-mais-estresse-que-no-trabalho-diz-estudo.htmlTrabalhar mais que 8 horas por dia aumenta o risco de ataque cardíaco em 80%
Trabalhar mais que 8 horas diariamente aumenta as chances de ataque cardiáco, segundo estudo do Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional.
Leia a notícia na íntegra:
http://noticias.r7.com/saude/trabalhar-mais-que-8-horas-por-dia-aumenta-o-risco-de-ataque-cardiaco-em-80-12092012Além de estresse e poluição, trânsito também prejudica a competitividade das empresas
Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que, além de estresse e poluição, o trânsito também prejudica a competitividade das empresas.
Leia a notícia na íntegra:
http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/2012/09/11/alem-de-estresse-e-poluicao-transito-tambem-prejudica-a-competitividade-das-empresas/Estresse no trabalho dobra risco de diabetes em mulheres
Segundo estudo realizado no Canadá, mulheres que ocupam cargos de baixa hierarquia e sofrem de estresse no trabalho correm um risco duas vezes maior de sofrer de diabetes, do que aquelas não expostas a pressão profissional.
Leia a notícia na íntegra:
http://exame.abril.com.br/ciencia/noticias/estresse-no-trabalho-dobra-risco-de-diabetes-em-mulheresEstresse é tão perigoso quanto o cigarro para a saúde
Pessoas estressadas, com temperamento explosivo e que tendem a ficar agressivas em diversas situações são mais propensas a sofrerem derrames, indica estudo.
Leia a notícia na íntegra:
http://saude.terra.com.br/doencas-e-tratamentos/estresse-e-tao-perigoso-quanto-o-cigarro-para-a-saude,f43fce9e20989310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.htmlEstresse pode beneficiar interação social
Um estudo feito na Alemanha mostrou que, mesmo ficando mais agressivos em uma situação estressante, os homens ficam mais abertos para conhecer e confiar em outras pessoas.
Leia na íntegra:
http://drjairobouer.blog.uol.com.br/arch2012-05-27_2012-06-02.html#2012_05-28_11_28_49-2049287-0
Trabalhar sob estresse afeta a vida familiar, diz especialista
Estresse causado pelo trabalho, além de afetar a saúde, interfere na relação familiar. A redução na carga horária do trabalhador pode reduzir a incidência de doenças e melhorar o desempenho do funcionário.
Leia na íntegra:
http://www.redebrasilatual.com.br/temas/trabalho/2012/05/trabalhar-sob-estresse-afeta-a-vida-familiar-diz-medica
Tensão pré-casamento
O casamento marca uma nova grande responsabilidade na vida das pessoas e, por isso, os preparativos para a festa e a preocupação com o futuro causam muito estresse. As mulheres ficam ainda mais estressadas que os homens, pois são elas que, normalmente, planejam o casamento e cuidam para que tudo saia como o esperado.
Leia na íntegra:
http://vilamulher.terra.com.br/tensao-precasamento-3-1-30-1172.html
O estresse e o trauma também são formas de censura, diz especialista durante o Fórum de Austin
O estresse crônico afeta a liberdade de expressão. Estressados, os jornalistas ficam ansiosos, com dificuldades para se concentrar, afastam-se dos amigos e, consequentemente, das fontes de notícias.
Leia na íntegra:
http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-10206-o-estresse-o-trauma-tambem-sao-formas-de-censura-diz-especialista-durante-o-forum-de-a
Ioga melhora estresse e dores no corpo
Para evitar os desconfortos causados pelo estresse, aumentar o bom humor e a imunidade do corpo, uma boa dica é a prática de ioga. A atividade pode ser praticada em qualquer lugar e adequar-se à rotina. “Posição gato” e “posição cachorro” são alguns exemplos dos exercícios da ioga.
Leia na íntegra:
http://www.band.com.br/viva-bem/saude/noticia/?id=100000504990
Limitar e-mail pode reduzir estresse, diz pesquisa
Checar e-mails em tablets ou smartphones constantemente deixa o trabalhador mais estressado. Segundo pesquisa, quando o profissional fica com o e-mail aberto, ele troca a aba da internet aproximadamente 37 vezes por hora, já com o e-mail fechado, o número de trocas de páginas cai para 18 vezes, no mesmo período de tempo.
Leia na íntegra:
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/limitar-e-mail-pode-reduzir-estresse-diz-pesquisa
O estresse é inimigo da saúde dos cabelos
O cabelo cai enquanto a pessoa passa por uma situação estressante, mas, assim que a dificuldade é resolvida, o cabelo volta ao normal. O grande problema é que o estresse acarreta outros males, como o aumento da oleosidade do couro cabeludo e isso, sim, pode levar à calvície. Se alimentar bem é fundamental para a saúde dos fios.
Leia na íntegra:
http://www.ilustrado.com.br/2011/ExibeNoticia.aspx?Not=O%20estresse%20%C3%A9%20inimigo%20da%20sa%C3%BAde%20dos%20cabelos&NotID=22757
4 dicas para combater o estresse durante as provas
Além de estudar, deve-se preparar o corpo e a mente para a semana de provas. Dormir e alimentar-se bem, não chegar atrasado ao local da prova e fazer uma pausa silenciosa antes da avaliação pode ajudar a diminuir o estresse.
Leia na íntegra:
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/05/01/926245/4-dicas-combater-estresse-as-provas.html
Estresse emocional afeta coração das mulheres mais do que dos homens
Segundo estudo, as mulheres têm mais chances de apresentarem problemas cardíacos após viverem situações estressantes. Isso ocorre porque o fluxo sanguíneo dos homens aumenta durante o estresse, diferentemente da mulher, que continua com o mesmo ritmo.
Leia na íntegra:
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/estresse-emocional-afeta-coracao-das-mulheres-mais-do-que-dos-homens
Estresse na gravidez pode afetar formação do bebê, diz estudo
Filhos de mães que se estressam no primeiro trimestre da gestação têm menor nível de ferro no sangue, segundo estudo. O ferro é importante principalmente para o desenvolvimento do cérebro. Nascimento prematuro e uso de tabaco durante a gravidez são outros exemplos de fatores que podem influenciar no nível de ferro.
Leia na íntegra:
http://www.expressomt.com.br/variedades/estresse-na-gravidez-pode-afetar-formacao-do-bebe-diz-estudo-11629.html
Estresse no ambiente corporativo
O Brasil é o 30º país do ranking mundial dos executivos mais estressados. Deve haver acordos entre o chefe e o funcionário, para que não haja motivos para estresses futuros.
Leia na íntegra:
http://www.jornaldeararaquara.com.br/index.pas?codmat=55920
Terapias nada convencionais para enfrentar o estresse do trabalho
Uma empresa espanhola criou terapias bem diferenciadas para aliviar as tensões de trabalho. Dentre as técnicas, a mais polêmica é a “Destrutoterapia”, que consiste em destruir coisas, como carros, para se livrar do estresse.
Leia na íntegra:
http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/terapias-nada-convencionais-para-enfrentar-o-estresse-do-trabalho/54092/
Mito ou realidade: estresse pode deixar você doente?
Quando a pessoa está estressada, o hormônio cortisol é liberado em quantidades excessivas, fazendo com que o corpo receba uma explosão de energia. Os níveis elevados desse hormônio tornam o corpo menos sensível a ele, impedindo que realize, de maneira eficaz, seu papel no organismo.
Leia na íntegra:
http://hypescience.com/mito-ou-realidade-estresse-pode-deixar-voce-doente/
Estresse faz inflamações ficarem fora de controle
O estresse afeta a capacidade do organismo de controlar inflamações, fazendo com que as células de defesa do corpo fiquem mais sensíveis e, consequentemente, aumente o risco de doenças.
Leia na íntegra:
http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=110884
Meditação ajuda a combater estresse no trabalho
A meditação é um processo que envolve o relaxamento da mente e dos músculos e, por isso, é tão benéfico para o combate ao estresse causado pela falta de reconhecimento profissional e por fofocas no ambiente de trabalho, por exemplo. Prestar atenção aos detalhes e manter a concentração são passos fundamentais ao meditar.
Leia na íntegra:
http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/17642/Meditacao+ajuda+a+combater+estresse+no+trabalho
Pesquisa da FFLCRP revela que médicos não associam estresse à dura rotina de trabalho
Segundo estudo realizado, médicos apontam diversos problemas pessoais como motivo de seu estresse, mas nunca consideram que o hospital em que trabalham possa deixá-los estressados. Porém, a dura rotina de trabalho e a pressão para atender um determinado número de pacientes por hora pode, sim, ser causa de estresse.
Leia na íntegra:
http://www5.usp.br/9014/pesquisa-da-fflcrp-revela-que-medicos-nao-associam-estresse-a-dura-rotina-de-trabalho/
Levar o cão ao trabalho reduz estresse, afirma estudo
A presença do animal de estimação no ambiente de trabalho, além de gerar maior integração entre os funcionários, reduz surpreendentemente o nível de estresse, segundo estudo realizado nos Estados Unidos.
Leia na íntegra:
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/afp/2012/04/02/levar-o-cao-ao-trabalho-reduz-estresse-afirma-estudo.htm
Empresários brasileiros estão mais estressados, revela pesquisa
Conflitos internos da empresa, cumprimento de metas de desempenho e o volume de informações foram os principais fatores que fizeram 19% dos executivos brasileiros declararem que o nível de estresse aumentou no último ano. Férias, lazer em casa e esportes são algumas das maneiras de amenizar o estresse cotidiano.
Leia na íntegra:
http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=71074:empresarios-brasileiros-estao-mais-estressados-revela-pesquisa&catid=45:cat-seguros&Itemid=324
Estresse no trabalho induz mulheres a ‘comer emocionalmente’
Segundo um estudo finlandês, mulheres estressadas, ansiosas ou depressivas tendem a comer descontroladamente, mesmo sem fome. Além disso, normalmente são escolhidos alimentos pouco saudáveis, como chocolates e fast foods, podendo, a longo prazo, levar à obesidade.
Leia na íntegra:
http://www.jornalpequeno.com.br/2012/3/14/estresse-no-trabalho-induz-mulheres-a-comer-emocionalmente-190549.htm
Equoterapia promove reabilitação física, psicológica e reduz o estresse
A equoterapia é indicada para pessoas estressadas ou deprimidas, pois o contato com o animal e o ambiente tranquilo e ao ar livre auxiliam na recuperação desses problemas.
Leia na íntegra:
http://bbel.uol.com.br/qualidade-de-vida/post/equoterapia-promove-reabilitacao-fisica-psicologica-e-reduz-o-estresse.aspx
Estresse dos jovens tem causado problemas gastrointestinais
A má alimentação, o excesso de bebida alcoólica e o estresse são as principais causas de problemas gastrointestinais em jovens. O estresse se dá por conta da competitividade no trabalho e no vestibular.
Leia na íntegra:
http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=corpoevida_mat&url_id=4436
Estresse atinge 46% das executivas das empresas brasileiras
Uma pesquisa recente apontou que 49% dos executivos do Brasil sofrem de estresse. Porém, as mulheres são mais suscetíveis ao problema: enquanto 46% das profissionais da área apresentam estresse, apenas 32% dos homens sofrem desse mal.
Leia na íntegra
http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/estresse-atinge-46-das-executivas-das-empresas-brasileiras-diz-pesquisa/49229/
Estresse de fim de ano afeta a saúde
No final do ano, temos que lidar com os gastos excessivos, estabelecimentos lotados, preparativos para as festas, aumentando ainda mais o nível de estresse. Além disso, por ser uma época de alegria e confraternizações, nos sentimos na obrigação de estar sempre de bom humor e, muitas vezes, forçamos um sorriso.
Leia na íntegra
http://bbel.uol.com.br/natal-e-ano-novo/post/estresse-de-fim-de-ano-afeta-a-saude.aspx
Estresse influencia na hora de votar
Na hora de votar, vários fatores podem levar ao estresse: a escolha do candidato – se nas prévias ele estiver perdendo, o nível de estresse é ainda maior – as filas enfrentadas, a possibilidade de encontrar alguém de quem não gosta, entre outros. Além disso, o cidadão estressado tende a tomar uma decisão precipitada, podendo se arrepender de seu voto futuramente.
Leia na íntegra
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/11/14/estresse-influencia-na-hora-de-votar-relata-estudo.jhtm
Apetite pode ser alterado por estresse
Transtornos alimentares causados por estresse no trabalho são mais comuns do que se pensa. No Brasil, deixar de comer é bem mais raro do que comer compulsivamente. Pessoas com predisposição a distúrbios alimentares têm mais chances de ter uma recaída.
Leia na íntegra
http://classificados.folha.uol.com.br/empregos/1002002-apetite-pode-ser-alterado-por-estresse.shtml
Estresse aumenta probabilidade de nascerem meninas
Estudo realizado da Universidade de Oxford comprova que o nível de estresse da gestante pode determinar o sexo do bebê. A mulher que passa por situações conflituosas durante a gestação tem mais chances de ter uma menina.
Leia na íntegra
http://www.tvi24.iol.pt/maternidade/gravidez-stress/1290350-5535.html
Quatro dicas para diminuir o estresse no trabalho
Devido ao crescente estresse relacionado ao trabalho, a Síndrome de Burnout está sendo cada vez mais estudada. A falta de estímulo do funcionário acaba acarretando sérios problemas, como baixo rendimento e aumento de acidentes. A síndrome é reconhecida por sintomas físicos. Praticar exercícios, ter um hobby, pensar positivo e conhecer a si mesmo são maneiras de amenizar o estresse.
Leia na íntegra
http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/quatro-dicas-para-diminuir-o-estresse-no-trabalho/48976/
Estresse pode desempenhar papel no desenvolvimento do câncer de mama
Pesquisa revela que mulher estressada apresenta maiores riscos de ter câncer de mama. Quanto mais estressada é a mulher, mais agressivo pode ser seu câncer. Além disso, quando o estresse é ainda mais elevado, o câncer desenvolvido não responde a receptores de estrogênio.
Leia na íntegra
http://oglobo.globo.com/saude/estresse-pode-desempenhar-papel-no-desenvolvimento-do-cancer-de-mama-2695716
Estresse pode levar à depressão
Não se deve confundir estresse com cansaço, pois o primeiro é um problema psicológico, que necessita de tratamento e acarreta sérios problemas para a saúde; já o segundo é algo físico. O estresse pode atingir qualquer indivíduo e o afasta das outras pessoas. A causa do estresse deve ser identificada e tratada.
Leia na íntegra
http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/310173/estresse-pode-levar-a-depressao/
Estresse pode aumentar risco de infarto
O estresse, em pequena dose, é benéfico para a saúde, porém, em excesso, acarreta sérios problemas. A pessoa estressada tem maiores chances de desenvolver problemas cardiovasculares e, nas mulheres, esse risco é ainda maior. Para precaução, é necessário tomar alguns cuidados, como praticar exercícios físicos e se alimentar corretamente, além de controlar os fatores de risco – sedentarismo, colesterol, entre outros.
Leia na integra
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=173857
Estresse piora a “qualidade” da mãe
Pesquisa afirma que mães depressivas são menos amorosas com seus filhos. As condições físicas dessas mulheres, durante um período de estresse, foram testadas e foi comprovado que seus batimentos cardíacos ficam mais intensos nesse momento. Os sintomas são mais atenuantes em mulheres de classes sociais mais elevadas.
Leia na íntegra
http://hypescience.com/estresse-piora-a-qualidade-da-mae/
Pais estressados podem tornar os filhos depressivos
Diferentemente do que se pensava, um estudo recente afirma que não só o estresse da mãe pode ser passado para o bebê durante a gravidez, mas o do pai também. A criança tem maiores chances de ser depressiva ou portadora de outros transtornos psicológicos quando o pai passou por conflitos durante os meses de gestação.
Leia na integra
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/stress-paterno-pode-causar-depressao-nos-filhos
Planejamento assegura melhor desempenho e menos estresse
Ao se preparar para o vestibular, é de suma importância saber como e o que se deve estudar, pois o estudo direcionado acarreta melhores resultados e menos estresse. O estudante deve focar em temas atuais, estar apto à produção de texto – algumas falhas levam direto à anulação da redação – e ter as obras literárias indicadas lidas.
Leia na integra
http://tribunadonorte.com.br/noticia/planejamento-assegura-melhor-desempenho-e-menos-estresse/195029
Estresse e má alimentação desencadeiam obesidade e doenças crônicas
Assim como a má alimentação e o sedentarismo, o estresse também é um dos causadores do aumento de peso corporal. Em uma rotina marcada pelo estresse, as pessoas tendem a se alimentar em horários irregulares, além disso, a proporção de alimentos costuma ser desigual, gerando bastante desequilíbrio no organismo.
Leia na integra
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=173853
Stress no trabalho é risco crescente para a saúde pública
Estudo de economistas da Universidade de Concordia, no Canadá, mostrou que o stress no ambiente de trabalho tem feito com que cada vez mais profissionais recorram à ajuda médica, e essa já vem se tornando uma questão de saúde pública. Segundo os pesquisadores, diversos estudos já relacionaram o stress a dores nas costas, câncer colo-retal, doenças infecciosas, problemas cardíacos, dores de cabeça e diabetes.
Leia na integra
http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/stress-no-trabalho-e-risco-crescente-para-a-saude-publica
Pesquisa comprova que muito estresse deixa os cabelos brancos
Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Bradford, muito estresse pode de fato desencadear o aparecimento de cabelos brancos. Esse mecanismo só é possível graças ao excesso de adrenalina, considerado o hormônio do estresse. A adrenalina chega a ser benéfica durante períodos breves, pois prepara o corpo para lutar ou fugir. Mas quando se mantém por longos períodos, pode acarretar uma série de problemas para o organismo.
Leia na integra
http://noticias.r7.com/saude/noticias/pesquisa-comprova-que-muito-estresse-deixa-os-cabelos-brancos-20110824.html
Estresse afeta 70% dos brasileiros economicamente ativos
Um estudo realizado por uma associação brasileira especializada na prevenção e estudo sobre estresse aponta que 70% da população economicamente ativa do país sofre desse mal. Ainda segundo esta associação, 38% das pessoas que possuem estresse já tiveram distúrbios do sono, enquanto que 81% e 78% tiveram ansiedade e angústia respectivamente.
Leia na integra
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/estresse_brasileiros.htm
Estresse na gravidez é prejudicial, diz estudo
Estudo feito por pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, mostrou os efeitos do stress na área da neuroendocrinologia. O estudo foca os efeitos do stress que a mãe transmite ao bebê durante a gravidez. Os pesquisadores usaram ratos e porcos para entender como filhotes de mães submetidas a stress durante a gestação ficam mais suscetíveis a desenvolver doenças como ansiedade, problemas cognitivos, diabetes, hipertensão, além de ter um menor tempo de vida.
Leia na integra
http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2011/08/20/estresse-na-gravidez-e-prejudicial-diz-estudo.html
Estresse atinge 65% dos bancários, segundo pesquisa
Um estudo realizado pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, aponta que 84% dos trabalhadores tiveram algum problema de saúde com frequência acima do normal. O estudo revela ainda que o estresse ocupa o primeiro lugar na lista, aparecendo em 65% dos relatos. Segundo Walcir Previtale, especialista no assunto, as metas e o assédio moral são as maiores preocupações dos trabalhadores do setor.
Leia na integra
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-08-24/estresse-atinge-65-dos-bancarios-segundo-pesquisa
Estresse causa danos ao DNA
Pesquisadores da Universidade Duke, nos EUA, descobriram um mecanismo que ajuda a explicar a resposta ao estresse, em termos de danos ao DNA. O estudo foi realizado com camundongos, e a partir disso, os cientistas descobriram que o estresse crônico aciona rotas biológicas que finalmente resultam no acúmulo de danos ao DNA. Isso pode ser uma explicação plausível de como o estresse crônico pode levar a uma variedade de condições e distúrbios humanos.
Leia na integra
http://blogboasaude.zip.net/arch2011-08-21_2011-08-27.html#2011_08-23_09_31_56-160361991-0
Tontura desencadeada por estresse pode ser confundida com labirintite
O estresse sofrido no dia-a-dia pode gerar não só desconfortos no estômago, mas também crises de tontura, que eventualmente podem ser confundias com labirintite. Em pessoas com pré-disposição, situações de estresse podem resultar na irritação do labirinto, órgão localizado na região interna do ouvido, levando ao sintoma de tontura ou sensação de insegurança ao caminhar.
Leia na integra
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/estresse_tonturas.htm
Estudo com macacos diz que status social eleva estresse hormonal
Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Princeton e publicada na revista ‘Science’, estar no topo da sociedade aumenta o estresse hormonal e acarreta um custo psicológico maior do que se acreditava até então. O estudo foi realizado com um grupo de babuínos selvagens e mostra que os níveis de testosterona e glucocorticoide nas fezes dos macacos variavam de acordo com a posição hierárquica no grupo.
Leia na integra
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/07/estudo-com-macacos-diz-que-status-social-eleva-estresse-hormonal.html
Estresse na gravidez faz filho sofrer de envelhecimento precoce
Segundo um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, filhos adultos de mães que mantiveram uma gestação estressante, apresentam sinais de envelhecimento precoce. Os pesquisadores descobriram que a exposição pré-natal ao estresse afeta o desenvolvimento de regiões do cromossomo que controlam o processo de envelhecimento das células.
Leia na integra
http://noticias.r7.com/saude/noticias/estresse-na-gravidez-faz-filho-sofrer-envelhecimento-precoce-20110802.html
Estresse no trabalho pode levar à exaustão emocional
O mercado de trabalho tem absorvido cada vez mais profissionais tensos e estressados. Essa realidade só é possível porque hoje, diferentemente dos momentos passados, a competição no mercado é grande, além disso, a sobrecarga de afazeres, a pressão de prazos de entrega e a ameaça do desemprego são uma realidade marcante. Vícios em medicamentos e álcool passam a ser uma forma de descarregar a tensão emocional.
Leia na integra
http://www.dgabc.com.br/News/5903699/estresse-no-trabalho-pode-levar-a-exaustao-emocional.aspx
Falta de profissionalismo aumenta estresse no trabalho, diz pesquisa
Dados divulgados pela Robert Half, que avaliou a opinião de 2.525 profissionais em 11 países do mundo, mostram que a maioria dos executivos estão pouco satisfeitos com a qualidade da gestão apresentada nas organizações. Para eles, este fator, aliado às pressões desnecessárias, é o principal motivador de estresse no ambiente de trabalho.
Leia na integra
http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/falta-de-profissionalismo-aumenta-estresse-no-trabalho-diz-pesquisa/47270/
Ioga reduz sensação de dor liberando hormônio que lida com estresse
A prática da ioga reduz os sintomas físicos e psicológicos da dor crônica em mulheres com fibromialgia. Estudo pesquisou os efeitos da ioga nos níveis de cortisol. Segundo os resultados, a saliva das mulheres revelou níveis mais elevados de cortisol total depois de um programa de 75 minutos de hatha ioga, duas vezes por semana, ao longo de oito semanas. A hatha ioga promove o relaxamento físico fazendo diminuir a atividade do sistema nervoso simpático, o que reduz a frequência cardíaca e aumenta o volume de ar inspirado.
Leia na integra
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=ioga-dor-libera-hormonio-estresse&id=6779
Beber para aliviar o estresse pode ser perigoso para a saúde
Pesquisa realizada pela Universidade de Chicago destacou que beber para aliviar o estresse pode ser perigoso, pois o estresse altera as reações psíquicas e fisiológicas em relação ao álcool. A reação varia de acordo com a pessoa, mas entre os que usaram o álcool como estimulante, o estresse fez com que a bebida agisse como um sedativo. Já os que não se sentiam estimulados pela substância, o estresse aumentou a vontade de beber.
Leia na integra
http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5259829-EI16560,00-Beber+para+aliviar+o+estresse+pode+ser+perigoso+para+a+saude.html
Dançar faz bem, mas pode provocar fratura por estresse
Homens e mulheres que praticam dança profissionalmente ou se dedicam para a dança várias horas por semana são mais suscetíveis à fratura por estresse. Um sinal do problema é a queixa de dor gradual, que aumenta com as atividades físicas e diminui quando está em repouso. Segundo especialistas, grande parte das fraturas por estresse repetitivo se deve a um súbito aumento da carga horária dos treinos.
Leia na integra
http://www.pautas.incorporativa.com.br/a-mostra-release.php?id=3297
Stress pode influenciar na sensibilidade da mulher quanto a fertilidade
O stress pode ter influência na sensibilidade da mulher ao ponto de afetar a sua fertilidade. Segundo especialista, a infertilidade em mulheres pode ser causada por desequilíbrio hormonal, doenças sexualmente transmissíveis, ou por mal formação dos órgãos genitais, entre outros. A infertilidade é considerada patologia quando um casal não consegue ter filhos depois de dois anos de relação conjugal, sem interrupção.
Leia na integra
http://www.rna.ao/radioluanda/noticias.cgi?ID=46793
Medo de sofrer um assalto cria o chamado estresse pré-traumático
Segundo o psiquiatra Eduardo Ferreira Santos, a violência assusta quem mora em grandes cidades, e por isso, a pessoa sofre por antecipação. Isso já tem até nome: o estresse pré-traumático. A pessoa vive emocionalmente como se algum caso de violência estivesse acontecendo com ela, quando na verdade é só um risco, que pode acontecer.
Leia na integra
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/07/medo-de-sofrer-um-assalto-cria-o-chamado-estresse-pre-traumatico.html
Confira dicas para uma vida sem estresse
Não leve as coisas sempre para o lado pessoal. Mantenha-se atento, prestar atenção aos pensamentos pode ser de grande ajuda para controlar o estresse. Mude de perspectivas. Mantenha relações saudáveis com amigos, pois ajuda a diminuir o estresse. Pergunte a você mesmo: isso terá importância daqui um ano? Tome um bom banho para ter a sensação de bem-estar e relaxar. E por fim, imagine-se em lugares tranquilos.
Leia na integra
http://saude.terra.com.br/fotos/0,,OI160443-EI16557,00-Confira+sete+dicas+para+uma+vida+sem+estresse.html
Ocupar posição de comando não compensa stress elevado
Estudo realizado com babuínos selvagens pela Universidade de Princeton revela que estar no topo da sociedade aumenta o stress hormonal e acarreta um custo psicológico maior do que se pensava. Estudos anteriores afirmavam que as vantagens de estar no alto da hierarquia social superavam os inconvenientes.
Leia na integra
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/ocupar-posicao-de-comando-nao-compensa-stress-elevado
Desabafar com amigos pode aumentar o estresse
Estudo desenvolvido pela Universidade de Kent, na Inglaterra, mostrou que para pessoas com traços de perfeccionismo em suas personalidades, desabafar com amigos sobre problemas pode aumentar sentimentos de estresse. Os pesquisadores afirmam que desabafar não é uma estratégia eficaz para qualquer pessoa tentando ligar com o estresse diário.
Leia na integra
http://blogboasaude.zip.net/arch2011-07-10_2011-07-16.html#2011_07-13_17_17_02-159954687-0
Por que o estresse aumenta entre jovens?
Segundo especialistas, os problemas que desencadeiam o estresse estão atingindo as pessoas mais jovens. A constante preocupação com a escolha da faculdade e com a carreira profissional pretendida são os principais motivos para o jovem apresentar um quadro de estresse. Além disso, ainda há a obssessiva vontade de ter o corpo perfeito, baseado no modelo de beleza imposto pela sociedade. O estresse gera ansiedade que pode causar inúmeros problemas na saúde e prejudicar os estudos.
Leia na integra
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/estresse_jovens.htm
Pesquisas indicam que estresse é transmitido por gerações
Estudos mostram que o estresse, assim como diabetes e doenças cardíacas, pode ser transmitido através das gerações pelo material genético. Uma pesquisa feita com mulheres grávidas durante os atentados do 11 de setembro no World Trade Center indicou que o estresse passado por elas passou para os bebês. Segundo o psiquiatra Marcelo Allevato, mesmo que tido por um pequeno período de tempo, o estresse pode acarretar danos para o resto da vida.
Leia na integra
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/06/17/pesquisas-indicam-que-estresse-e-transmitido-por-geracoes.jhtm
Estresse e crise: Saiba por que trabalhar em tempo contínuo é um erro
Segundo o psiquiatra Frederico Porto, em momentos estressantes da carreira, o ser humano erra em achar que deve focar ainda mais no trabalho e no raciocínio, preterindo os cuidados com a saúde, o corpo e o próprio bem-estar. Ainda segundo o psiquiatra, em momentos de crise, em que a pessoa adota uma postura negligente na saúde, as consequências no trabalho são menor velocidade e capacidade de solucionar problemas.
Leia na integra
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/estresse_crise.htm
Síndrome de Burnout: estresse no trabalho causa sintomas emocionais e físicos
Quando problemas como a ansiedade, a depressão e o estresse estão ligados diretamente às atividades do dia-a-dia, como por exemplo, o trabalho, denomina-se este problema como SÍNDROME DE BURNOUT. Os sintomas dessa síndrome são vários, e podemos listar como principais a dificuldade de concentração, a tristeza, a falta de ânimo, irritação e agressividade, entre outros. Para que a síndrome seja amenizada, é necessário que algumas medidas sejam tomadas.
Leia na integra
http://idmed.uol.com.br/saude-mental/sindrome-de-burnout-estresse-no-trabalho-causa-sintomas-emocionais-e-fisicos.html
Dor no pescoço: estresse e ansiedade podem ser as causas
O pescoço é uma área muito sensível às alterações de humor. Em geral, as dores no pescoço são torcicolos, que podem ser causados por estresse ou por algum movimento brusco, em que a musculatura se contrai e não relaxa. Segundo especialistas, o torcicolo não é algo grave, mas precisa ser tratado e o repouso é importante para que a diminuição da dor.
Leia na integra
http://idmed.uol.com.br/saude-de-a-z/dor-no-pescoco-estresse-e-ansiedade-podem-ser-as-causas.html
Stress e ganho de peso: essa relação é possível sem excesso alimentar?
Será que é possível que o stress ajude no ganho de peso, independente do que as pessoas comem? Muitas pessoas afirmam que não encontram explicações para seu ganho de peso nos hábitos alimentares e afirmam que engordam mesmo comendo pouco. Um fator importante na busca das causas da obesidade foi a constatação de que nos quadros de stress, notaram um aumento de alguns hormônios relacionados à obesidade.
Leia na integra
http://comersemculpa.blog.uol.com.br/arch2011-06-16_2011-06-30.html#2011_06-28_21_52_16-142670378-0
Controle sua reação ao estresse
O estresse está bastante presente na vida das pessoas, porém, ao perder o controle sobre os fatores que o desencadeiam, a mente e o corpo podem pagar um preço alto. Para controlar o estresse algumas medidas são necessárias, como a prática exercícios físicos, adoção de técnicas de relaxamento, comunicar-se com os amigos, dormir o suficiente, entre outras.
Leia na integra
http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/2011/05/21/controle-sua-reacao-ao-estresse/
Você realiza várias tarefas ao mesmo tempo? Cuidado com o estresse…
O estresse no trabalho, chamado de estresse ocupacional, é um dano físico associado a respostas emocionais inapropriadas, que ocorrem quando as exigências do trabalho não correspondem às capacidades, recursos e necessidades do trabalhador. Para evitar este mal, é necessária a adoção de uma série de medidas, como reservar momentos de lazer e de relaxamento.
Leia na integra
http://fundacoessanepar.blogspot.com/2011/05/voce-realiza-varias-tarefas-ao-mesmo.html
Dieta rica em salmão, cereais e espinafre ajuda a combater o estresse
Uma lista desenvolvida pelo site “WebMD” mostra que alimentos como uma tigela de mingau de aveia quente, elevam os níveis de serotonina, substância que costuma acalmar o cérebro. Outras opções podem reduzir os índices de cortisol e adrenalina, hormônios do estresse. Uma dieta nutritiva pode neutralizar o impacto do estresse, fortalecendo o sistema imunológico e diminuindo a pressão arterial. De um modo geral, os carboidratos são bastante capazes de estimular o cérebro a produzir serotonina.
Leia na integra
http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/dieta-rica-em-salmao-cereais-espinafre-ajuda-combater-estresse-1806065.html
Estresse leve permite lembrar-se de fatos mais facilmente, diz estudo argentino
Estudo realizado por pesquisadores argentinos aponta que as pessoas submetidas a um estresse leve podem lembrar mais facilmente de fatos que pareciam ter esquecidos. No estudo, envolvendo 125 voluntários, os cientistas descobriram que, quando a memória se torna instável, você pode reativá-la se receber um impacto, como por exemplo, o frio intenso.
Leia na integra
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/efe/2011/05/06/estresse-leve-permite-lembrar-de-fatos-mais-facilmente-diz-estudo-argentino.jhtm
Exercícios físicos melhoram a resposta do cérebro ao estresse
Estudos revelam que pessoas ativas estão menos suscetíveis a desenvolverem quadros de estresse e ansiedade. Durante a prática de exercícios físicos, o corpo libera um neuromodulador chamado norepinefrina, o que poderia ajudar o cérebro a lidar com o estresse de forma mais eficiente. A norepinefrina, ao que parece, tem grande importância na modulação da ação de outros neurotransmissores que agem diretamente na resposta ao estresse.
Leia na integra
http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/2011/05/06/exercicios-fisicos-melhoram-a-resposta-do-cerebro-ao-estresse/
Pesquisa afirma que estresse ajuda na hora de estudar
Segundo um novo estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, os hormônios produzidos em situações de nervosismo fazem com que o cérebro trabalhe melhor e, como resultado imediato, memorize mais dados. A descoberta sugere que estudar quando se está estressado aumenta a capacidade de aprendizagem. Entretanto, o estresse, em algum nível, pode auxiliar na contenção de memórias, mas muito estresse pode gerar justamente o efeito contrário, além de ser prejudicial.
Leia na integra
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/910190-pesquisa-afirma-que-estresse-ajuda-na-hora-de-estudar.shtml
Fadiga no trabalho: saiba como identificá-la
No ambiente corporativo o desgaste excessivo é algo muito comum. Profissionais que vão além das oito horas regulamentares, que levam serviço para casa, não dormem nem se alimentam direito, vivem mergulhados em rotinas estressantes, estão constantemente na mira desse problema. A fadiga não é exatamente uma doença, mas um sintoma de algo negativo que está por vir. Em muitos casos, a fadiga está relacionada ao aborrecimento, infelicidade, decepção, falta de sono ou trabalho intenso. O primeiro passo é identificar a causa da fadiga, e depois iniciar o tratamento, específico para cada tipo de paciente diagnosticado.
Leia na integra
http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/fadiga-no-trabalho-saiba-como-identifica-la/44336/
Duas em cada três brasileiras se dizem estressadas, mostra pesquisa
Estudo realizado pela consultoria Nielsen em 21 países emergentes e desenvolvidos concluiu que duas em casa três brasileiras se dizem estressadas. As mulheres desempenham várias funções que contribuem para aumentar seus níveis de estresse, mas as estruturas sociais em torno delas variam muito entre países desenvolvidos e emergentes, variando também os níveis de exposição das mulheres ao estresse. Como resultado, mulheres em países emergentes tendem a sentir maior pressão.
Leia na integra
http://www1.folha.uol.com.br/bbc/942810-duas-em-cada-tres-brasileiras-se-dizem-estressadas-mostra-pesquisa.shtml
“Dar branco” é sintoma de estresse mental momentâneo
Um novo estudo aponta que a principal causa do famoso “branco” está associada a um erro específico: pensar demais nos próprios atos e entrar em um ciclo sem solução. Segundo o psicólogo Sian Beilok, quanto mais alto o nível de conhecimento do que se está fazendo, mais as habilidades de uma pessoa se tornam automatizadas, e não é mais necessário prestar atenção em excesso, o que consome menos oxigênio, alongando o índice de acertos durante uma atividade em que é preciso pensar o tempo todo.
Leia na integra
http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/2011/03/26/dar-branco-e-sintoma-de-estresse-mental-momentaneo/
Stress e ganho de peso: o papel da privação do sono
O sono desempenha um papel fundamental no organismo. É através dele que podemos nos recuperar do stress diurno. A má qualidade do sono ou a ausência dele estão associadas ao quadro de obesidade. Apesar de ainda não existirem estudos que provam essa relação, acredita-se que ela exista por causa do stress crônico e outras alterações hormonais induzidas pela privação do sono como é o caso da grelina e leptina, hormônios relacionados ao controle da fome e da saciedade.
Leia na integra
http://comersemculpa.blog.uol.com.br/arch2011-06-16_2011-06-30.html#2011_06-30_22_19_50-142670378-0
Conheça os tipos de massagem que aliviam o estresse
Segundo especialistas, a massagem relaxante é muito terapêutica, combatendo o estresse e melhorando o funcionamento do organismo. Essa técnica estimula a produção de um hormônio chamado ocitocina, que combate a tensão muscular, ajuda no intestino e abaixa a pressão arterial.
Além da massagem relaxante, outras técnicas podem contribuir para o alívio do estresse, são elas:
– Massagem clássica terapêutica: excelente para aliviar a dor músculo-esquelética e para aliviar o estresse. Essa técnica pode ser associada à reflexologia.
– Reflexologia: sistema terapêutico de estímulo da região dos pés através da pressão, fricções e massagens, estimulando a circulação sanguínea, oxigena o organismo e promove o reequilíbrio.
– Shiatsu: técnica oriental milenar que utiliza os dedos e a palma das mãos para fazer pressão sobre a pele, ajudando no relaxamento e energização, além da liberação dos pontos de tensão muscular.Leia na integra
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/12435-Conheca-os-fatores-que-podem-causar-o-estresse.htm
Estresse pode prejudicar ovulação feminina, indica estudo
Segundo estudo publicado online na revista Fertility and Sterility, cientistas relataram que o estresse, mesmo no nível mais baixo, afeta diretamente a fertilidade das mulheres. O estresse libera hormônios para a corrente sanguínea, o que pode interferir diretamente na ovulação, dificultando assim a fertilidade. Além disso, pode causar a diminuição na ovulação e na receptividade endometrial ou, em casos mais graves, até a menorreia (quando a menstruação é cessada).
As mulheres devem sempre ficar atentas à qualidade de vida, pois isso trará benefícios em longo prazo para a vida.
Leia na integra
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/estresse_ovular.htm
Conheça os sintomas do estresse e saiba como eles progridem
Os sintomas do estresse costumam aparecer em atividades do dia a dia e muitas vezes não são notados, justamente porque a pessoa está estressada e não tem condições de julgar os problemas com equilíbrio. Segundo especialistas, a maioria das pessoas só se dá conta quando surgem doenças como depressão, asma, gastrite, infarto e alguns tipos de câncer.
Existem alguns itens aos quais se deve prestar atenção: diminuição do rendimento no trabalho, insatisfação, irritabilidade, indecisão, julgamentos errados, falta de organização, insônia, sono agitado, falhas de concentração e memória, diminuição de entusiasmo e sensação de monotonia. Depois desses sinais, vêm os sintomas como cansaço, ganho ou perda de peso, má digestão, prisão de ventre, gastrites, úlceras, derrame, infarto, dores de cabeça, entre outros.
Leia na integra
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/12396-Conheca-os-sintomas-do-estresse-e-saiba-como-eles-progridem.htm
Aprenda como enfrentar o período de estresse pré-vestibular
Entre tantos monstros enfrentados na adolescência, o vestibular é o mais temido deles. Neste período de preparação, são muitos os casos em que a escola e a família identificam estudantes agressivos, angustiados ou deprimidos, com algum distúrbio de humor e sono.
Esta responsabilidade pode também ser supervalorizada pela ansiedade dos pais ou expectativa do filho em relação à aceitação da família.
A adolescência já é uma fase estressante, a turbulência hormonal causa sono, fome e muitas mudanças corporais. É preciso ter muita calma e administrar o tempo. O sono é muito importante para a absorção de conteúdo, desenvolvimento da memória e do aprendizado. No ano pré-vestibular, a organização é fundamental. É preciso determinar horário de estudo, de prática de atividade física e também de relaxamento. Outro detalhe muito importante é o apoio da família, com a promoção de ajuda e atitudes que motivem o vestibulando.
Leia na integra
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/12425-Aprenda-como-enfrentar-o-periodo-de-estresse-prevestibular.htm
Aprenda a fugir do estresse no trabalho e saiba como relaxar nas férias
Para muitas pessoas, o trabalho é uma das principais causas do estresse, podendo até causar problemas para se relacionar e alterações no sono ou no humor. O ambiente de trabalho pode gerar estresse físico, e os sintomas de fuga do trabalho podem refletir em atrasos e até em queda de produtividade.
O estresse não é sempre ruim, é preciso apenas saber reagir a ele. O bom estresse pode ajudar a realizar as tarefas, a cumprir prazos e a se esforçar mais. Ele se torna perigoso quando interfere na sua capacidade de viver uma vida normal por um período prolongado de tempo.
Tire férias sem culpa e evite que os pensamentos estressantes sigam você durante esse período. Se não há meios de se desligar totalmente do celular ou computador, escolha um momento do dia para isso.
Além disso, é sempre bom mudar de ares, viajar e evitar as preocupações do dia-a-dia.
Leia na integra
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/12436-Aprenda-a-fugir-do-estresse-no-trabalho-e-saiba-como-relaxar-nas-ferias.htm
Estresse pode gerar sobrecarga nos músculos
Em dias agitados o corpo tende a romper para dar sinais de que ele não está dando conta da pressão, como uma tremedeira desconfortável na pálpebra ou a sensação de um movimento involuntário de outros membros. O espasmo muscular é considerado uma contração involuntária do músculo, ele aparece, principalmente, quando o estresse atingiu o seu limite ou quando houve uma sobrecarga muscular. Nos casos em que o estresse é o motivador do inconveniente corporal, o tremor das pálpebras é a manifestação mais comum. Segundo especialistas, ser surpreendido regularmente por este tipo de espasmo localizado na região dos olhos merece atenção especial. Além de muito desconfortáveis, o tremor das pálpebras pode acarretar em mioclomias, ou seja, um agravamento das fisgadas, tornando ainda mais desconfortável a sensação e até provocando dor na região ocular. A maior parte dos espasmos pode ser evitada. Um grande aliado para combater o problema é a prática de atividades físicas regularmente.
Leia na integra
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/12401-Estresse-pode-gerar-sobrecarga-nos-musculos.htm
Estresse em excesso pode levar ao surgimento de doenças graves
O estresse não é considerado uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas é visto, pela maior parte da comunidade médica tradicional, como um conjunto de sintomas físicos e emocionais que pode levar a outras patologias. Dentre os problemas de saúde que podem surgir em função do estresse estão, alergias, transtorno de pânico, infecções, depressão, asma, bronquite, contração muscular crônica, enxaqueca, gastrite, obesidade e alguns tipos de câncer. Mas essas complicações só são causadas quando o nível de estresse é excessivo.
Segundo a psicóloga Fátima Bitencourt, para ser saudável, uma pessoa precisa ter uma situação de estresse seguida por uma de relaxamento, mas no mundo em que vivemos, relaxamos cada vez menos e nos estressamos cada vez mais.
Leia na integra
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/12400-Estresse-em-excesso-pode-levar-ao-surgimento-de-doencas-graves.htm
Síndrome de Burnout pode ser causada por estresse no trabalho
Até que ponto o trabalho pode realmente ter influência num problema emocional que pode desencadear algo físico? Burnout: a palavra vem do inglês burn (queima) e out (exterior). Podemos dizer então, de alguma maneira, que o problema que se sente “dentro” foi provocado por algo de “fora”, e nesse caso estamos falando do trabalho. É considerado um estresse ocupacional, ou seja, os sintomas estão ligados a questão do trabalho e não a outras razões externas como é possível ocorrer na depressão, ansiedade e estresse.
Entre os sintomas estão: dificuldade de concentração, desgaste emocional intenso, tristeza, falta de ânimo, angústia, desespero, alteração do humor, dificuldade de lidar com conflitos, irritação e agressividade.
Normalmente falta equilíbrio entre trabalho e outras áreas da vida, principalmente, saber cuidar de si, como sabe cuidar dos interesses da organização onde trabalha.
Leia na integra
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/12792-Sindrome-de-Burnout-pode-ser-causada-por-estresse-no-trabalho.htm
Conheça doenças mentais desenvolvidas por causa do estresse
Na opinião de alguns psiquiatras, o estresse não precisa ser tratado com remédios e sim com psicoterapia e mudanças no estilo de vida. Mas as doenças mentais que surgem a partir do estresse, como depressão, síndrome do pânico e transtorno de ansiedade generalizada pedem acompanhamento psiquiátrico.
A depressão é marcada por um profundo e constante sentimento de desesperança e desespero, que interfere na capacidade da pessoa trabalhar, estudar, dormir, comer e realizar atividades prazerosas.
Já a Síndrome do Pânico é caracterizada por crises de aproximadamente dez minutos em que a pessoa sente tremores, boca seca, taquicardia, falta de ar, mal estar na barriga ou no peito, sufocamento e tonturas, entre outros incômodos.
Por último, o transtorno de ansiedade generalizada traz um sentimento de agonia inexplicável, que pode estar associado a frio na barriga, aperto no peito, coração acelerado, tremores e falta de ar.
Leia na integra
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/12406-Conhecas-doencas-mentais-desenvolvidas-por-causa-do-estresse.htm
Estresse pode desencadear surgimento de acne
Uma estimativa feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia apontou que a causa dos problemas de pele em um de cada três pacientes é emocional, como estresse, ansiedade e depressão.
Outra pesquisa, realizada pela Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, mostrou que um hormônio liberador da corticotropina ou CRH, associado ao estresse, pode ser uma causa potencial de problemas cutâneos.
Leia na integra
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/12569-Estresse-pode-desencadear-surgimento-de-acne.htm
Nos últimos anos, o estresse aumentou para 44% dos empresários brasileiros
Um estudo realizado pela Regus revelou que para 44% dos empresários brasileiros, os níveis de estresse aumentaram nos últimos dois anos por conta do cenário econômico.
De acordo com a pesquisa, a vida pessoal dos empresários está diretamente ligada ao dia a dia dos negócios.
Entre as principais causas do estresse, foram citadas a queda de lucro e a receita da empresa, seguidas pela falta de dinheiro vivo ou capital de giro. O fator principal apontado pelos empresários brasileiros foram as perspectivas de aumento da carga tributária.
Leia na integra
http://www.administradores.com.br/informe-se/cotidiano/nos-ultimos-anos-o-estresse-aumentou-para-44-dos-empresarios-do-brasil/41579/
Estresse pode provocar queda dos cabelos
Muitas vezes confundida com a calvície, ou simplesmente atribuída a falta de cuidado com os cabelos, a perda dos fios não é diretamente ligada ao estresse, no entanto, ele pode atacar de forma devastadora e destruir os fios de cabelo.
Perder cerca de 50 a 100 fios por dia é considerado normal, mas é preciso ter atenção. O estresse pode denunciar uma queda provisória, em um momento em que os níveis de tensão estão mais altos, ou até mesmo antecipar uma calvície para quem tem pré-disposição a isso.
Em situações extremas, o estresse pode provocar a queda de todos os fios de cabelo, pois compromete o sistema circulatório e afeta a fixação dos fios.
Não há uma solução milagrosa para a queda dos fios provocada pelo estresse. O relaxamento, a prática de exercícios físicos para diminuir a ansiedade e aumentar a produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar) e uma rotina menos atribulada são apontados como a base do tratamento, que sempre devem ser acompanhados por um médico.
Leia na integra
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/12407-Estresse-pode-provocar-queda-dos-cabelos.htm
Conheça os fatores que podem causar o estresse
Segundo um estudo feito pela psicóloga Marilda Lipp, o estresse pode se manifestar através de causas internas ou externas. As causas externas são aquelas que vêm depois de acidentes, mudanças de casa ou de emprego, casamentos, perdas de entes queridos, congestionamentos, brigas e outros acontecimentos que o indivíduo não tem controle. As causas internas são aqueles valores, crenças, fatores comportamentais, expectativas e ansiedades que então dentro de cada pessoa.
Marilda diz que as fontes externas e internas se somam para determinar o nível de estresse, que é mediada por dois fatores: formas de lidar com o estresse e vulnerabilidade.
De acordo com a psicóloga Fátima Bitencourt, algumas mudanças como acordar com tranquilidade, fazer atividades físicas, relaxar as tensões do corpo com técnicas de relaxamento, ter uma alimentação saudável e observar os excessos de sua vida podem ajudar a aliviar os fatores que causam o estresse.
Leia na integra
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/12435-Conheca-os-fatores-que-podem-causar-o-estresse.htm
Dietas muito radicais podem mudar resposta do organismo ao estresse
Um estudo realizado pela pesquisadora Tracy Bale da Universidade da Pensilvânia, EUA, apontou que fazer dia pode mudar o modo como seu cérebro responde ao estresse. E isso pode fazer com que as pessoas que estão tentando emagrecer, quando se sentem fragilizadas, comam mais para compensar a sensação de ansiedade.
Apesar de o estudo ter sido feito inicialmente com modelos animais, os pesquisadores apontam que as semelhanças com humanos são factíveis.
De acordo com Tracy, os resultados sugerem que o cérebro modifica os padrões de comportamento de respostas ao estresse por causa dessas dietas – especialmente as que propõem uma perda de peso rápida e em pouco tempo – e essas variações emocionais levam a uma alimentação desregulada.
Leia na integra
http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/2010/12/14/dietas-muito-radicais-podem-mudar-resposta-do-organismo-ao-estresse/
Estresse libera hormônios que podem detonar o coração
Estudo realizado relacionou o cortisol a mortes causadas por infarto, pressão alta e derrame. O estresse e as tensões emocionais propiciam doenças cardiovasculares, já foi comprovado pela ciência que a alta liberação de hormônios em situações estressantes perturbam o organismo, provocando reações que englobam desde o aumento da pressão arterial até um fulminante ataque cardíaco.
Estar sob um estado de tensão mexe com o funcionamento do cérebro, quem vive numa rotina estressante libera altos níveis de hormônios que provocam instabilidade no organismo, a adrenalina e o cortisol são alguns deles.
Especialistas aconselham quem sofre com problemas cardíacos a fugir de fatores estressantes para aliviar os sintomas do estresse.
Leia na integra
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/12397-Estresse-libera-hormonios-que-podem-detonar-o-coracao.htm
Aproveite as férias para acabar com o estresse
As férias são o momento de reajustar o foco. É a hora de fazer o que os horários do trabalho ou o cansaço não deixam: viajar, acordar mais tarde, pegar sol, aproveitar a companhia da família e dos amigos. Vivemos em modo “multitarefa”, onde todas as atividades parecem tão importantes e urgentes que não conseguimos nunca nos desligar.
Há quem se sinta mais cansado nas férias do que quando está trabalhando. Isso porque aproveita esse período para estudar, ir ao médico, resolver problemas no banco.O período de férias é a chance de se desconectar, desligando o celular e esquecendo o computador por um tempo. É hora de criar uma nova rotina, mais tranquila. Ficar sempre na mesma rotina gera um estresse contínuo que impede a recuperação da capacidade criativa.
Precisamos “recarregar as baterias” para enxergarmos novas soluções para os problemas de sempre e para voltar ao trabalho preparado para encarar desafios e ser um profissional melhor.
Leia na integra
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/12686-Aproveite-as-ferias-para-acabar-com-o-estresse.htm
Acupuntura pode ser boa aliada no combate ao estresse
A acupuntura é desenvolvida há mais de quatro mil anos na China, mas só em 1995 foi reconhecida como técnica medicinal no Ocidente. O método consiste em espetar agulhas finas em pontos específicos do corpo com o objetivo de aliviar determinado tipo de desconforto.
Um estudo realizado pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas comprovou a eficácia da acupuntura no tratamento do estresse. Como agem pela via nervosa, a maioria das aplicações de agulhas levam à liberação de substância como endorfina e serotonina, que agem como calmantes e antidepressivos, melhorando, assim, o estresse.Para quem tem medo de agulhas, vale lembrar que elas não machucam, são pastilhas macias produzidas com elementos naturais, sem efeitos colaterais ou contraindicações.
Leia na integra
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/12429-Acupuntura-pode-ser-boa-aliada-no-combate-ao-estresse.htm